Sociedade, Trofa

Dia Internacional da Voz assinalado nas Escolas da Trofa

A Câmara Municipal da Trofa está a divulgar, nas Escolas do Concelho, o Dia Internacional da Voz, que se festeja no próximo dia 16 de Abril. Através da iniciativa “Eu gosto da minha voz”, a Autarquia trofense pretende sensibilizar os mais novos para o uso correcto da voz e os cuidados a ter com as cordas vocais.
 
Todas as escolas EB1 e Jardins-de-infância do Concelho, irão receber informação sobre a temática da Voz, abordando os tópicos: “Como se forma a voz”, “Os amigos da minha voz”, “O que devo evitar” e “O cantinho do Professor”.
 
Como a voz é considerada um “bilhete de identidade”, através do qual se pode identificar a idade, o sexo, a raça ou até o estado emocional de uma pessoa, a Câmara Municipal da Trofa alerta para alguns cuidados a ter com a voz: beber muita água, praticar desporto, ter uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono, ir ao dentista com frequência, respirar pelo nariz, ter uma boa postura quando sentado, não fumar, não gritar nem tossir com força e evitar ambientes secos ou diferenças de temperatura.
 
A documentação que a Autarquia Trofense vai fazer chegar a todas as escolas aconselha ainda às crianças que, quando sintam algum desconforto na garganta, relacionado com a fala, consultem um otorrinolaringologista ou terapeuta da fala.
 
Desta forma, a Câmara Municipal da Trofa pretende fomentar a formação dos mais novos em áreas pedagógicas complementares que estimulam também formas activas de cidadania e educação cívica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *