Arouca, Cultura

Abril é o mês dos livros, para «crescer a ler» – Arouca

Arouca dedica o mês de Abril ao livro. O livro é fantasia, imaginação, companhia no desenvolvimento. No decurso do mês de Abril, são várias as acções de sensibilização e divulgação do livro e da leitura, especialmente para os mais novos, para que aliem a diversão ao conhecimento, a alegria à descoberta e o prazer à aprendizagem. Vamos pôr «Arouca a Ler+», abrir a «Arca dos Contos», dar a conhecer novas obras e levar o gosto pelo livro aos bebés, na «Bebeteca». Participe nas actividades da Biblioteca Municipal.
 
Para «Crescer a Ler», a Biblioteca convida todos os pais arouquenses a trazerem os seus bebés até 1 ano de idade à Biblioteca Municipal, no dia 23 de Abril, para comemorar o Dia Mundial do Livro. Todos os bebés arouquenses nascidos de 1 de Abril de 2009 a 31 de Março de 2010 serão presenteados com kit, composto por um livro infantil, um guia para pais e uma mochila, para que a leitura seja um momento de partilha na família. Os pais que não se possam deslocar à Biblioteca no dia 23 de Abril, poderão solicitar o kit para o seu bebé até ao final do mês de Abril.
 
«Trago Trovas», diz-nos Manuel Freire, a 23 Abril, a partir das 21:30, na Biblioteca Municipal. Poesia e Música avivam-nos a memória. Para além da «Pedra Filosofal», Manuel Freire traz a Arouca a sua música e a poesia que ajudaram a construir uma boa parte da Revolução de Abril de 1974. Vêm-nos à memória os sonhos que comandam a vida, e revive-se, desta forma, o regresso da liberdade a Portugal.
 
Vamos ainda provar a «Sopa de Letras», um livro onde ficamos a conhecer melhor as letras, de forma divertida e saborosa. As «receitas» são do autor João Manuel Ribeiro, e Anabela Dias «cozinha» as ilustrações. O livro «Sopa de Letras» é apresentado na Biblioteca Municipal a 26 de Abril, às 10:00. As ilustrações dão origem a uma exposição, que fica patente de 29 de Março a 29 de Abril.
 
Outro objectivo, durante o mês dos livros, é pôr «Arouca a Ler+». Porque o livro é conhecimento, afecto, prazer, desenvolvimento de capacidades. Neste projecto, autarquia, jardins-de-infância, escolas básicas e secundárias do concelho e IPSS unem esforços, naquele que é um objectivo comum: a promoção do livro e da leitura. Pais, professores, autarcas, arouquenses em geral, levam o livro às escolas e às instituições, lêem para e com os mais novos. Abril é o mês dos livros, com quatro sessões dedicadas a ler mais, nos dias 5, 12, 19 e 26, prolongando-se até final de Junho. Contribua, também, para deixarmos «Arouca a ler mais», inscrevendo-se na bolsa de leitores da Biblioteca Municipal.
 
Durante o mês, abrimos a «Arca dos Contos». Um ateliê de escrita criativa, para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. A aventura da escrita tem partida nas cartas que são distribuídas pelos grupos de crianças, começando aí a produção de textos/contos feitos em grupo. As sessões iniciam-se a 13 de Abril, prolongando-se até Maio, na Biblioteca Municipal de Arouca
 
Os bebés também vão poder explorar o gosto pelos livros e pela leitura. A Biblioteca Municipal acolhe, em Abril, uma sessão da Bebeteca, a partir das 10:30 de 23 de Abril, para os bebés arouquenses até 1 ano de idade. Os pais e os bebés (dos 6 aos 36 meses) são convidados a deixar que as histórias os envolvam. A Bebeteca terá lugar na Biblioteca Municipal de Arouca, com sessões são gratuitas (participação limitada a um máximo de 10 bebés, acompanhados pelos encarregados de educação). A inscrição prévia é obrigatória, no mínimo com uma semana de antecedência, sujeita a confirmação pelos serviços da Biblioteca Municipal. Programa sujeito a alteração.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *