Santa Maria da Feira, Sociedade

Trajes das «Fogaceiras» no centro comercial – Sta. Maria da Feira

Os trajes reinventados por crianças do concelho de Santa Maria da Feira para a última edição da Festa das Fogaceiras encontram-se expostos no centro comercial «8ª Avenida», em S. João da Madeira, anunciou a autarquia.

Até ao início de Junho, os 60 trajes – da autoria de crianças dos jardins-de-infância, escolas EB1 e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) – vão passar pela montra do «8ª Avenida» em grupos de 20, possibilitando que todos os trabalhos possam ser apreciados pelos visitantes.

Os vestidos foram decorados com materiais reutilizados, como algodão, botões, jornais, esponja, talheres de plástico, caixas de fósforos e embalagens de café, CD, rolhas e restos de cortiça, pacotes de açúcar ou ráfia e corda.

«Pelo quarto ano consecutivo, crianças e seniores de todo o concelho deram asas à sua imaginação e criaram trajes inovadores, bem diferentes dos tradicionais que são usados pelas meninas “Fogaceiras” no dia 20 de Janeiro, numa iniciativa promovida pelo Centro de Recursos Educativos Municipal», refere a autarquia.

De acordo com a tradição, as meninas fogaceiras desfilam no cortejo cívico e procissão vestidas e calçadas de branco, com faixas coloridas à cintura, transportando à cabeça as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do Castelo de Santa Maria da Feira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *