Cultura, S. João da Madeira

Lis Pereira expõe na Biblioteca Municipal – S. João da Madeira

«Convergências da Matéria» é o título da mostra de pintura que Lis Pereira apresenta na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a partir de 09 de Abril.

A exposição reúne 18 trabalhos e estará patente até ao final do mês.

Lis Pereira encerra na sua terra natal um ciclo que já percorreu diversas galerias do país e de Espanha e que, segundo a pintora, «assume, finalmente, o clímax de uma permanente procura da minha mais profunda espiritualidade, busca cada vez mais necessária quando todos nós sentimos que o mundo se vai desfazendo num turbilhão de desesperantes tragédias naturais e de solidões e vazios de valores».

Os recentes fenómenos naturais ocorridos no Haiti, na Madeira ou na Chile reforçam, na opinião da artista, «a uma urgente necessidade de uma reflexão interior que nos leva a uma atitude mais harmónica com a Natureza e com o nosso interior»

No mesmo sentido aponta a crítica do professor Armando Pereira quando escreve no catálogo que «espiritualidade e subjectividade são espaços de uma esfera privada, equivalente nos domínios da criação e fruição. Deste modo, facilita-se a transcendente convergência do interior e exterior».

Natural de S. João da Madeira onde frequentou o Centro de Arte ao qual permanece ligada, Lis Pereira, conta no seu currículo com mais de trinta exposições colectivas e individuais e encontra-se representada em colecções particulares e públicas em Portugal, Espanha, Canadá, Venezuela, Brasil e Estados Unidos da América.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *