Matosinhos, Sociedade

Limpar Portugal em Matosinhos

O Ambiente mantém-se como uma preocupação constante das populações. A importância da sua conservação, bem como das espécies animais e vegetais que habitam nas matas foi um dos vectores dominantes para a implementação do projecto a (PLP). Baseado numa acção levada a cabo na Estónia, que consistiu em limpar as matas de todo o país num só dia, esta iniciativa mobilizou a sociedade civil no dia 20 de Março (o dia L) para libertar o país de todas as lixeiras existentes em matas e bosques.

O projecto assentou num trabalho em regime de voluntariado, congregando os cidadãos e as empresas a colaborarem através da doação de materiais de limpeza. Neste sentido, e através do envolvimento primordial do Conselho Consultivo da Juventude, dinamizado pelos Pelouros da Juventude e Voluntariado e do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, foi possível criar parcerias preciosas para a prossecução dos objectivos. A Vadeca Serviços, a Li & Fung- Agência de Compras em Portugal, Lda, a CPCDI- Companhia Portuguesa de Computadores, a Associação Recreativa, Cultural e Despertiva Junqueira FC, a Quatro Operações, a Unicer e os Transportes Sardão, foram algumas empresas que disponibilizaram parte dos seus meios materiais e humanos para garantir a limpeza das lixeiras sinalizadas ao longo destes meses, quer pelo grupo responsável por tal, quer por todos os cidadãos do concelho. A Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, e o Vereador da Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, fizeram questão de marcar presença nesta iniciativa.

A Câmara Municipal de Matosinhos, como uma das entidades com responsabilidade na formação dos jovens e na sensibilização dos munícipes para estas questões, promoveu a iniciativa de movimento cívico, que contou com dezenas de milhares de voluntários registados a nível nacional, e apoiou o projecto nas suas necessidades mais prementes, desafiando todos os habitantes do concelho a limpar Matosinhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *