Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

“Aprendizes” de Fórmula 1 na QUALIFIC@

Os visitantes da QUALIFIC@ – Feira Educação, Formação, Juventude e Emprego, que acontece de 15 a 18 de Abril, na EXPONOR, têm na terceira edição mais um motivo acrescido de interesse. A final regional norte do Fórmula 1 nas escolas, que coloca à prova as capacidades dos jovens em criar um veículo de Fórmula 1 em miniatura, desde o desenho ao momento em que entra na corrida, vai realizar-se na QUALIFIC@. In loco vai ser possível experimentar carros desenhados e construídos por equipas de jovens, que podem atingir os 80km/h numa pista especial criada para o efeito na feira. O verdadeiro desafio, contudo, reside na «engenharia e criatividade, de forma a mudar a percepção que os jovens têm da indústria, atraindo-os para uma actividade económica que está claramente necessitada de inovação e recursos humanos qualificados», descreve Gonçalo Lobo Xavier, director executivo da RECET, empresa que, em parceria com Centro de Apoio à Indústria da Metalomecânica (CATIM) e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), irá dinamizar a final regional norte do F1 nas escolas, ao abrigo do projecto Pense Industria.

A grelha de partida está assim agendada para a QUALIFIC@, que aguarda, à semelhança da edição anterior (mais de 45 mil visitantes), por um elevado grau de visitação, bem como o apoio e cooperação de um diversificado conjunto de instituições, entre outras, como o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Agência Nacional para a Qualificação e da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. Mas há mais motivos de interesse….

Primeira academia Wikipédia em Portugal

Alguma vez fez uma pesquisa na Internet e não usou a Wikipédia? Confia no que lá está escrito? Quem faz parte do mundo Wiki? Estas são algumas das questões em debate na primeira academia Wikipédia em Portugal, que terá lugar na QUALIFICA. O evento vai ser desenvolvido numa parceria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Associação Wikimédia Portugal, contando com o apoio da EXPONOR. O objectivo é sensibilizar e promover o uso da Wikipédia. O seminário decorrerá, entre as 9h30 e as 18 horas do dia 16 de Abril, na QUALIFICA e terá ligação por videoconferência à “2010 Wikimedia Conference”, que decorre em Berlim. Os temas em debate são a qualidade e a fiabilidade da Wikipédia, o uso da Wikipédia nas aulas, a Wikipédia e o jornalismo, entre outros. A sessão está aberta ao público em geral, desde estudantes, professores, investigadores e outros especialistas do meio académico.

Durante os quatro dias de feira, compreendendo o período das 10h00 às 19h00, os interessados poderão ainda participar noutras actividades, como a IV Conferência de “e-learning”, da Tecminho, os seminários “Coaching, liderança, motivação e gestão de equipas”, do portal Informar, e “Be something – marketing festival”, do IPAM, e na iniciativa de José Rosinhas “Jovens embaixadores culturais”, bem como usufruir da área de animação com diversos jogos, entre os quais, paintball, escalada jogos “online”, entre outros. Mais informações em www.qualifica.exponor.pt/actividadesparalelas.aspx.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *