Póvoa de Varzim, Sociedade

Semana Santa na Póvoa de Varzim

O dia 28 de Março, Domingo de Ramos, marca o início das celebrações religiosas da Semana Santa na Póvoa de Varzim realizadas pela Confraria do Santíssimo Sacramento. Às 10h00 sai da Igreja Matriz a Procissão de Ramos que após 30 minutos, aproximadamente, chega à Igreja da Misericórdia onde é realizada a Bênção dos Ramos. Às 11h00, será celebrada, na Igreja Matriz, a Missa Solene de Ramos.
Na quarta-feira, 31, às 21h30, o Quarteto Verazin e o Coral “Ensaio” EMPV serão protagonistas de um concerto, na Igreja Matriz. A actuação faz parte do programa da Semana Santa e está incluída na iniciativa “A Música na Quadra Pascal”, organizada pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Na Quinta-feira Santa, 1 de Abril, à noite, as Igrejas e Capelas da cidade encontram-se ornamentadas e de portas abertas até às 24h00 para a tradicional visita da população. Nesse mesmo dia, à tarde, pelas 17h00, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística.
Um dos momentos mais marcantes das solenidades da Semana Santa é a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 2 de Abril, que sairá da Igreja Matriz às 22h00. Presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga e contando com a participação das Autoridades Civis e Militares, a procissão percorre o seguinte itinerário: Igreja Matriz, Largo do Cruzeiro, Praça do Almada, Capela de S. Tiago, Escola dos Sininhos, Capela N. Sr.ª das Dores, Centro Monsenhor Pires Quesado e Igreja Matriz. Antes da saída da procissão, às 21h30, o Rev. Pe. José da Costa Araújo profere o Sermão do Enterro. A Celebração da Paixão do Senhor também se realiza na Sexta-feira Santa, às 15h00, através de Via-Sacra, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.
No dia 3, Sábado Santo, às 22h00, decorre, na Igreja Matriz, a Vigília Pascal com celebração da Missa da Ressurreição, cumprindo-se os rituais da Bênção do Lume, Liturgia da Palavra, Glória, Liturgia Baptismal, Bênção da água e renovação das promessas do Baptismo e Liturgia Eucarística.
O Domingo de Páscoa tem início com uma Eucaristia, às 8h30, seguindo-se uma Missa Solenizada, às 10h00. Às 11h00, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e às 14h30 a Visita Pascal que deverá terminar às 19h00 com um Cortejo festivo da Praça do Almada para a Igreja Matriz, onde às 19h30 tem lugar uma Eucaristia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *