Oliveira de Azeméis, Sociedade

Hermínio Loureiro assiste à erradicação de lixeira do projecto «Limpar Portugal» – Oliveira de Azeméis

Uma das muitas lixeiras inventariadas no âmbito do projecto «Limpar Portugal» foi erradicada esta manhã na freguesia de Madaíl, em Oliveira de Azeméis, uma intervenção a que assistiu Hermínio Loureiro, presidente da autarquia. A operação de limpeza, a três dias da campanha «Limpar Portugal», serviu para testar a operacionalidade dos meios que estarão envolvidos, este sábado, na limpeza das lixeiras das 19 freguesias do concelho. 
Segundo dados avançados pelo coordenador concelhio, Fernando Pinho, «mais de mil voluntários participarão nas acções de limpeza bem como a autarquia que, desde a primeira hora, aderiu ao projecto e irá disponibilizar os meios logísticos necessários».  
«A Câmara colocou, através do pelouro do Ambiente, meios humanos e materiais para atingir o objectivo do movimento que é erradicar as lixeiras do município», afirmou o presidente da autarquia no final da iniciativa. 
«É com agrado que registo a adesão extraordinária de jovens, estudantes e da sociedade civil neste projecto de limpar Oliveira de Azeméis», disse Hermínio Loureiro.  
«Vamos contribuir activamente para limpar Portugal», destacou o autarca, enaltecendo «o trabalho voluntário de todas as pessoas envolvidas e, em especial, de quem coordena o projecto no concelho». 
O autarca de Oliveira de Azeméis defende que «esta iniciativa deveria ser repetida todos os anos aproveitando a vontade e o envolvimento da sociedade civil nesta questão ambiental tão importante». 
«Depois deste sábado estou convencido de que a sociedade ficará mais sensível e mais alerta para este tipo de crime ambiental que é a poluição da nossa floresta», afirmou.  
A iniciativa vai para o terreno este sábado mas, segundo o coordenador concelhio, «desde Novembro que dezenas de voluntários preparam a acção levando-a a todo o lado, num esforço notável de mobilização».

«O projecto quer ajudar a fazer com que as pessoas se despertem, se eduquem, saibam, por exemplo, que há serviços camarários destinados a remover ‘monos’ e que não é preciso deitá-los no meio da floresta», afirma Fernando Pinho.

A coordenação concelhia do projecto «Limpar Portugal», que conta com 30 parceiros, tem já definidas as horas e os locais de concentração em todas as freguesias, acessíveis no endereço electrónico www.cm-oaz.pt
O projecto «Limpar Portugal» é um movimento cívico com o objectivo de promover a educação ambiental através da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *