Sociedade, Trofa

Câmara Municipal da Trofa festeja Centenário da República de Abril a Dezembro de 2010

No âmbito da comemoração dos 100 anos da República, em Portugal, a Câmara Municipal da Trofa, planeou uma série de actividades alusivas a essas comemorações, intituladas de “Viva a República!”.
 
Desta forma, com um programa completo e variado a Câmara Municipal da Trofa assinala os 100 anos da proclamação da República, evocando um momento importante da história nacional, que marcou profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal. Uma iniciativa que a Presidente da Câmara, Joana Lima considera” importante para a valorização da nossa cultura histórica e para a consolidação da consciência cívica dos cidadãos e do seu sentido de preservação patrimonial, promovendo o reforço da identidade nacional e consequentemente a construção de uma sociedade mais justa e coesa”.
 
A iniciar as comemorações, de 1 a 27 de Abril, decorrem na Casa da Cultura da Trofa, duas exposições, integradas na iniciativa sobre a importância do 25 de Abril.
 
A exposição “25 de Abril: Memória e Projecto de um Tempo Recente”, foi cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, e é uma exposição cronológica ilustrada dos acontecimentos a montante e a jusante do 25 de Abril de 1974.
 
A outra exposição pretende abordar o tema do 25 de Abril, de uma forma simples, criativa e divertida, de modo a que as crianças percebam a importância desta data e as consequências que esta revolução teve para o País, intitulando – se “Crescer em Democracia: Um Olhar de Criança”.
 
Nos meses de Maio a Dezembro as comemorações continuam, com “A República está na Rua”. Esta iniciativa compreende inúmeras actividades que decorrem durante esses dois meses.
 
De 8 a 30 de Maio, decorre a exposição “Resistência Timorense”, cedida pela Fundação Mário Soares, que descreve os passos mais significativos da luta pela independência do mais jovem país do mundo, ilustrados através de variadíssimos documentos e fotografias.
 
A 29 de Maio, tem lugar a actividade “Danças do 1º Tempo da república, que integra variadas oficinas e um baile, com danças da época e espectáculos de rua.
 
No dia 30 de Maio, vai realizar-se um desfile, com quadros alusivos à implantação da república, com a participação das associações, colectividades, escolas e ranchos do concelho, que se intitula de “Arruada Republicana”.
 
A 5 de Junho é inaugurada uma exposição cedida pela Biblioteca-Museu da República e da Resistência da Câmara Municipal de Lisboa, com imagens e documentos de arquivo, intitulada “A Carbonária em Portugal”.
 
A 12 de Junho, todos os interessados poderão assistir ao espectáculo “Fados da República, uma noite de fados, que evoca esse estilo musical, como “canção de intervenção republicana”.
 
No dia 17 de Junho serão organizados os “Roteiros da 1ª República na Trofa”, um percurso ciclo turístico pelo concelho, onde se irá visitar alguns locais ligados a acontecimentos e personalidades republicanas, com a colaboração dos clubes de ciclo turismo da Trofa.
 
Em Outubro e Dezembro, decorre a exposição “Heliodoro Salgado e a República”, uma exposição cronológica da Câmara Municipal da Trofa, ilustrada dos acontecimentos a montante e a jusante do 5 de Outubro de 1910, com enfoque na personalidade e obra de Heliodoro Salgado, personalidade marcante da República, nascido na Trofa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *