Santa Maria da Feira, Sociedade

Isvouga comemora 20 anos com um novo edifício – Sta. Maria da Feira

A inauguração do novo edifício será o ponto alto das comemorações do 20º aniversário do Isvouga (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga) que se prolongarão até ao final do corrente ano. O acto público, a decorrer provavelmente em Outubro, contará com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

«A presença dele nessa iniciativa será particularmente interessante, considerando que esteve aqui na inauguração do actual edifício, em 1990, como primeiro-ministro», salientou Maria Teresa Leão, a directora da instituição de Santa Maria da Feira.

A responsável referiu que a data certa para o acto inaugural do edifício novo apenas será definida mediante a agenda de Cavaco Silva. E considerou que a inauguração do novo edifício representa «um ponto de viragem» na vida da instituição.

«Nessa altura, prevemos, também, homenagear personalidades e entidades que ao longo destes 20 anos têm contribuído de uma forma memorável para a instituição», acrescentou Maria Teresa Leão.

A «publicação retrospectiva da história do Isvouga» será uma das formas de levar a efeito essa homenagem. A obra será de autoria de dois quadros da «casa»: Paulo Marcelo e Carla Familiar.

O programa comemorativo tem um momento alto também marcado para o próximo mês de Abril, em concreto para a Queima das Fitas’2010.

A directora referiu que o tradicional Cortejo englobará antigos alunos e antigos professores, sendo até possível que seja integrado por um «Carro do Professor».

O Isvouga já começou a evocar o seu trajecto no ensino politécnico para a região com um seminário em que cinco alunos recordaram a sua formação no Instituto e a ligaram aos seus percursos profissionais.

A duas próximas edições dos «Casos de Sucesso» realizar-se-ão em Abril e no final do ano lectivo.

Maria Teresa Leão sublinhou que o futuro próximo do Isvouga será, ainda, marcado pelo aumento da oferta formativa.

«Vamos reforçar a oferta prevista para 2010/2011», anunciou a responsável. Assinalou que, no próximo ano lectivo, o serviço de pós-graduações será reforçado com cursos – que darão acesso a mestrado – em áreas diversificadas, como a solicitadoria, as ciências da comunicação – ramos de marketing, relações públicas e publicidade –, a engenharia e também as finanças».

O aumento da oferta formativa incluirá os cursos de especialização tecnológica (CET’s), em áreas como a gestão comercial e o marketing, a contabilidade e a administração empresarial e a engenharia.

«Há o assumir de um posicionamento diferente, de uma escola que, não obstante a conjuntura e o elevado número de instituições existentes, e a consequente falta de alunos, tem aumentado o número de estudantes e de diplomados», afirmou a directora.

O Isvouga tem 714 alunos matriculados e 34 docentes. Em 20 anos de vida diplomou 1.800 pessoas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *