Arouca, Sociedade

Ponto de recolha nos bombeiros para resíduos de equipamento eléctrico e electrónico – Arouca

O quartel do corpo de bombeiros de Arouca é o 23º local de recepção para resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE) em funcionamento no distrito de Aveiro.

O serviço resulta de um protocolo celebrado entre a Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos), Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca e a autarquia.

«A parceria com as associações de bombeiros voluntários tem permitido uma aproximação às populações, facilitando o processo de encaminhamento deste tipo de resíduos», disse o director-geral da Amb3E, Fernando Lamy da Fontoura.

Pequenos electrodomésticos podem ser entregues nas instalações dos bombeiros, garantindo-se, desta forma, o correcto encaminhamento dos mesmos.

Para grandes equipamentos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou louça – vulgarmente denominados de «monos» -, os interessados podem continuar a contactar a Câmara Municipal, que faz a respectiva recolha no âmbito do projecto «Arouca Limpa».

«Com esta iniciativa, queremos dar um sentido a este tipo de resíduos – um escoamento – que vá ao encontro da reciclagem, hoje tanto em voga», afirmou o presidente da autarquia, José Artur Neves.

«Com o apoio da Amb3e e dos bombeiros, os “monos” recolhidos pelo “Arouca Limpa”, que se enquadrem nos REEE, têm agora um encaminhamento mais adequado», frisou.

A instalação do serviço em associações humanitárias surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, em 2009, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses, com um potencial de adesão de cerca de 400 corporações.

A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de REEE e, mais recentemente, de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis, além de resíduos de pilhas e acumuladores industriais incorporáveis em equipamento eléctrico e electrónico.

A Amb3E conta com 60 empresas associadas (57 fundadoras), mais de 900 aderentes e 480 locais de recepção de REEE.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *