Oliveira de Azeméis, Sociedade

Dia da protecção civil comemorada com demonstrações e simulacros – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis centrou na Praça da Cidade e em duas escolas do município as actividades do Dia Internacional da Protecção Civil. Na Praça da Cidade estiveram bombeiros e sapadores florestais que fizeram demonstrações junto de alunos e da população, acompanhadas da distribuição de folhetos sobre várias situações de emergência. 
As manifestações incidiram sobre noções práticas de suporte básico de vida e técnicas de desencarceramento e de primeira intervenção (extintores).  
No mesmo local a autarquia, em parceria com a escola superior de enfermagem, efectuou rastreios clínicos de glicose e tensão arterial. Ao longo do dia foram também distribuídos folhetos de informação e sensibilização com incidência particular no público mais jovem, dando indicações como se deve actuar em situações de incêndio em casa e na escola, sismos e inundações.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «o objectivo de comemorar a data prendeu-se com a importância estratégica que damos às questões directamente relacionadas com a protecção civil».  
«Fizemos demonstrações no terreno para chamar a atenção para essas problemáticas sendo certo que a nossa perspectiva nesta matéria é sempre preventiva», afirmou. 
Para o autarca «importa ter todos os operacionais em boa forma para darem respostas positivas sempre que são chamados e foi isso que aconteceu, recentemente, com os ventos fortes que provocaram enormes danos no concelho com os bombeiros, funcionários da autarquia e população em geral a darem uma boa réplica às situações críticas que aconteceram». 

No meio escolar as comemorações envolveram dois simulacros nas escolas EB1 de Ul e Cucujães com o objectivo de incutir nas crianças as regras a adoptar em caso de incêndio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *