Cultura, Póvoa de Varzim

“Na Maré da República” convida público escolar a comemorar Centenário – P. Varzim

No âmbito das comemorações do 1º Centenário da Implantação da República, a Biblioteca Municipal leva a cabo diversas actividades até ao final do ano, entre as quais iniciativas lúdico-pedagógicas para o público escolar e mostras documentais, para o público em geral.
“Na Maré da República”, assim se chama o programa comemorativo na Póvoa de Varzim, convida, então, a comunidade escolar a assinalar o Centenário através de sessões educativas com temas adaptados às diferentes idades dos alunos. Esta actividade do serviço educativo está disponível até Dezembro.
Para os alunos do pré-escolar, “Ouvir, Ler e Recontar a 1ª República” pretende ensinar sobre o que era a República, partindo da narração de um conto. Depois, as crianças poderão construir fantoches e dramatizar e recontar a história apresentada. 
“Conta-me como Foi” é destinada aos alunos do 1º ciclo para que descubram a 1ª República através dos seus símbolos nacionais, dos protagonistas e locais mais importantes do movimento republicano na Póvoa de Varzim. Também será contada uma história alusiva à época, de Carmo Reis, intitulada A Rosa de Ouro.
Para os alunos mais velhos, do 2º e 3º ciclo, a Biblioteca Municipal preparou a actividade “História(s) da 1º República”. Esta é uma sessão multimédia, que apresenta os acontecimentos relevantes do processo histórico da Implantação da República a nível nacional e local.
Estas actividades do serviço educativo podem decorrer na Biblioteca Municipal ou em instituições educativas do concelho. As marcações deverão ser solicitas à Biblioteca Municipal através do telefone 252 616 000 ou do email fernandatrovao@cm-pvarzim.pt
Além do serviço educativo, a Biblioteca organiza ainda, e todos os meses até ao final das comemorações, mostras documentais sobre a República. Assim, e até Abril, está patente uma mostra com o nome “A República na Toponímia Local”. O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 e a Implantação da República em Portugal motivaram na toponímia da Póvoa de Varzim a exaltação dos seus actores. Ruas e praças do concelho foram nomeadas em honra de acontecimentos nacionais e locais, bem como de personalidades republicanas poveiras e não poveiras, e que são relembrados nesta mostra através de fotografias de placas, fotografias, ilustrações e vários textos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *