Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Indústria nacional de mobiliário ganha expressividade na EXPORT HOME 2010

Ao ter alcançado grande expressão quer nacional quer internacional, a EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação,que amanhã tem início na EXPONOR, torna-se fundamental para as indústrias do mobiliário, porque «dá a visibilidade necessária e fundamental ao sector», diz Amélia Monteiro, directora da feira. Aliás, um mercado que segundo alguns dados, que nos fizeram chegar as mais expressivas associações presentes na feira (AEParedes, AIMMP, APIMA, APCM, AEPF) «representa 1% do PIB e exporta 60% do que produz (mais de 800 milhões de euros)». O futuro e o crescimento da indústria portuguesa, que contabiliza perto de 5.000 mil empresas, empregando mais de 50 mil trabalhadores, «está na internacionalização, sobretudo a aposta nos países emergentes».

Todos os organismos ligados ao sector e as empresas expositoras participantes da EXPORT HOME 2010 são unânimes ao considerarem o evento um momento importante, posicionando-se como reflector das reais capacidades e potencialidades da indústria portuguesa do sector, proporcionando aos participantes oportunidades de negócio. Mas a EXPORT HOME é também o espaço eleito para a reflexão e o debate sobre o sector, pautando-se ao longo da duração do evento pela realização de um conjunto de iniciativas que contribuem, precisamente, para dinamizar e enriquecer o certame.  

Um espaço de debate

Ao longo dos cinco dias vai ser possível o visitante profissional, a pensar sobretudo no canal Contract, inteirar-se das últimas propostas ao nível da hotelaria, com o Arte Hotel, localizado no pavilhão 4, com um recheado cartaz de actividades, que estarão sempre a decorrer, ligadas às várias expressões artísticas, desde a pintura, dança e música.

Por igual período, foi pensado, numa iniciativa da AIMMP, o espaço Associative Design, onde se apresenta “The Best of Portugal”, preenchendo uma área de dois mil metros quadrados, no pavilhão 2. Está igualmente programado um conjunto de acções que, entre outras, passa pelo lançamento do prémio “Mercúrio d’Ouro”, do concurso Nacional de Design e de uma nova publicação dirigida ao sector, a Xylon Portuguesa.

O dia 4, quinta-feira, o final da manhã, das 11h00 às 12h30, está reservado ao workshop do IPCA (Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos) “Processos de Design Aplicados à Concepção de Produtos.

À tarde, numa iniciativa da Associação Portuguesa para a Excelência e Inovação das Empresas do Mobiliário de Portugal, vai ser apresentado o “Cluster do Mobiliário de Portugal”, contando com as intervenções dos responsáveis do IAPMEI, AICEP e COMPETE.

Eis algumas das actividades que servem de complemento ao certame, sendo que a efectiva atracção está localizada na área expositiva (aproximadamente 30 mil metros quadrados), que apresenta ao mercado as novidades da indústria de mobiliário nacional, dos cerca de 200 expositores presentes, com a garantia da visita de 400 compradores internacionais, a partir de amanhã e até sábado. 

ACTIVIDADES PARALELAS

2 a 6 de Março

2 a 6 de Março|(10h/20h00)

 
 

  • Arte Hotel

Local: Pav. 4

Organização: Portuguese Business/EXPONOR

 
 

  • Associative Design – The Best of Portugal

 

Local: Pav. 2

Organização: AIMMP – Associação dos Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal

 
 

4 de Março|(quinta-feira)

 
 

  • Workshop – “Processos de Design Aplicados à Concepção de Produtos

Local: Centro de Congressos da EXPONOR (sala A6)

Organização: IPCA (Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos)/EXPONOR

Horário: 11h00 às 12h30

Oradores:

Mestre Maria João L. G. Félix | Doutor Ricardo Simões | Mestre Paulo David Silva Simões | Doutor Francisco Brito | Mestre Vânia Lima | Mestre Jorge M. L. Brandão Pereira.

 
 

  • Apresentação do Cluster do Mobiliário de Portugal

Local: Centro de Congressos da EXPONOR (sala A6)

Organização: Associação Portuguesa para a Excelência e Inovação das Empresas do Mobiliário de Portugal

Horário: 17h00

Intervenções:

Presidente do IAPMEI |Presidente da AICEP | Presidente do COMPETE.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *