Sociedade, Trofa

Ministro da Agricultura vai visitar 64ª Edição da Feira Anual da Trofa a 6 de Março

A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado promovem mais uma edição da Feira Anual da Trofa de 4 a 7 de Março. Esta tradição remonta a 1946 e é considerada, actualmente, um marco das feiras agro-pecuárias, a nível nacional
 
A Feira realiza-se, este ano, de 4 a 7 de Março (quinta a domingo), e espera-se que supere as expectativas e eleve o número de visitantes, que o ano passado chegaram aos 100 mil. Num dos dias Grandes da Edição 2010 da Feira, a 6 de Março, o certame vai receber a visita do Ministro da Agricultura,  do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano.
 
Como é habitual, a Feira Anual da Trofa, reúne um conjunto alargado de actividades e eventos, que seguramente justificam a visita de curiosos e aficionados. Este ano, os visitantes podem contar com vários concursos e jogos, tão tradicionais deste certame. Assim sendo, realizar-se-á o Campeonato Regional do Norte de Equitação do Trabalho e as Cavalhadas, seguidas de um espectáculo “Juventude Musical Pedro Carvalho”.
 
O dia 5 de Março é dedicado aos mais novos, decorrendo inúmeros colóquios, o 2º concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia, e após a apresentação de Garranos e Coudelarias, haverá a Monumental Garraiada.
 
Esta edição de 2010 conta também, no Sábado, com o Concurso de Modelo e Andamentos (Macho e Fêmea), os concursos pecuários da Raça Minhota e Arouquesa, o 8º Concurso da Raça Holstein Frísia (Animais jovens) e o Husqvarna Racing Championship. Nesse dia, os visitantes da Feira Anual podem, ainda, assistir ao festival do Folclore, ao Campeonato de Horseball e ao Desfile e a Gala da Confraria.
 
No último dia, a Feira Anual da Trofa vai contar também com o tradicional Horse-Paper e o Derby de Atrelagem, com o 8º Concurso da Raça Holstein Frísia (Animais adultos), o Concurso pecuário da Raça Barrosã e o Leilão Novilhas, da Raça Holstein Frísia. Paralelamente, não irão faltar vários momentos musicais, com a Banda de Música da Trofa e o Festival de Folclore, e a Chega de Bois.
 
A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado apostam na melhoria contínua deste evento tão característico do Concelho, como forma de promoção ao Turismo, já que o acontecimento atrai inúmeros visitantes de outras cidades e países.
 
 
Programa da Feira Anual da Trofa 2010:
 
03 de Março (quarta-feira)
14h00 – Entrada de animais e inspecção veterinária
 
04 de Março (quinta-feira)
09h00 – Entrada de animais e inspecção veterinária
14h30 – Abertura Solene com presença de várias entidades oficiais
15h00 – Campeonato Regional do Norte de Equitação do Trabalho – Prova de Ensino.
21h00 – Cavalhadas
21h30 – Espectáculo – “Juventude Musical Pedro Carvalho”
 
05 de Março (sexta-feira)
10h00 – Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova de Maneabilidade
10h30 – 2º Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia
14h30 – Colóquio “Influência da variedade do milho na qualidade da silagem” – Promotora Monsanto/Dekalb
15h00 – Desfile de Carros de Bois – Raças autóctones
15h30 – Colóquio “Bem-estar em vacas leiteiras” – Orador Dr. Niza Ribeiro
“Um ano Bovicontrol – Resultados e expectativas futuras” – Oradora Adelaide Pereira – Promotora Agros/Segalab
16h00 – Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova de Velocidade
16h30 – Colóquio “REAP – Regime de exercício da actividade Pecuário. A sua aplicação na Região Norte” – promotora DRAP
17h30 – Colóquio “Avaliação Genética de reprodutores da Raça Holstein em Portugal” – oradores: Professor Júlio Carvalheira (CIBIO / Universidade do Porto) e Eng.ª Ângela Martins (UTAD / promotora ABLN)
21h00 – Apresentação de Garranos
21h15 – Apresentação de Coudelarias: Coudelaria Eng. Afonso Serra Neves, Coudelaria Dr. Manuel Maia Correia, Coudelaria Quinta Oliveira, Coudelaria Pedro Silva, Coudelaria Renato Piairo, Coudelaria Eng. Luís Almeida, Coudelaria João Ribeiro, Coudelaria Eng. Soares Neves, Coudelaria Albino Marques.
22h30 – Monumental Garraiada
 
06 de Março (Sábado)
09h00 – Concurso de Modelos e Andamentos – Fêmeas
10h00 – Concurso Pecuário da Raça Minhota –
13h30 – Concurso de Modelos e Andamentos – Machos
14h00 – Concurso Pecuário da Raça Arouquesa
14h30 – 8º Concurso Raça Holstein Frísia (Animais Jovens)
15h00 – Festival de Folclore: Rancho Paroquial de Guifões – Matosinhos, Rancho Folclórico de Canelas – Vila Nova de Gaia, Rancho Folclórico de Mugideira – Torres Vedras, Rancho das Lavradeiras da Trofa
19h00 – Horse Ball
21h30 – Desfile da Confraria do Cavalo
22h00 – Gala da Confraria do Cavalo
 
 
07 de Março (Domingo)
9h00 – Derby de Atrelagem
10h00 – 8º Concurso Raça Holstein Frísia (Animais Adultos)
             Concerto “Banda de Música da Trofa”
10h15 – Concurso Pecuário da Raça Barrosã
10h30 – Horse Paper
14h00 – Horse Ball
14h30 – Leilão Novilhas – Raça Holstein Frísia
15h00 – Festival de Folclore: Rancho Folclórico de Bustelo – Penafiel, Grupo Folclórico de Chalé – Viana do Castelo, Rancho Folclórico de S. Simão de Mamarrosa – Aveiro, Rancho Folclórico da Trofa.
16h00 – Chega de Bois
16h30 – Concurso de Modelos e Andamentos: campeão macho, campeão fêmea, campeão dos campeões, melhor criador, melhor apresentador
17h00 – Charanga a Cavalo da GNR
19h00 – Encerramento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *