S. João da Madeira, Sociedade

Marca histórica de lápis mostra-se no Museu da Chapelaria e na Torre da Oliva – S. João da Madeira

Duas exposições sobre a Viarco – a única empresa que fabrica lápis em Portugal – são inauguradas este sábado em S. João da Madeira, anunciou fonte da autarquia.

«Viarco. O desenho de uma indústria» vai estar patente no Museu da Chapelaria, enquanto «Um Século. Dez Lápis. Cem Desenhos», que esteve exposta no Museu da Presidência da República, inicia em S. João da Madeira uma itinerância por várias localidades.

Esta última mostra poderá ser vista no edifício da emblemática Torre da Oliva, imóvel industrial histórico há vários anos desactivado e que a autarquia adquiriu em 2009. Aí vão estar em exposição trabalhos elaborados por diversos artistas, no âmbito do projecto «Viarco Express», desenvolvido pela Fábrica de Lápis Viarco, Associação Cultural Saco Azul e Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos.

«Os lápis Viarco têm estado presentes na vida de gerações e gerações de portugueses e esta é uma oportunidade de as pessoas poderem vir ao Museu da Chapelaria ou à Torre da Oliva e ver algo que tem a ver com uma marca histórica no País», disse o vereador Rui Costa, da Câmara de S. João da Madeira, concelho onde a empresa tem sede.

Em actividade desde 1941, a Viarco é a única fábrica de lápis existente em Portugal.

O processo de produção pouco se alterou desde a sua fundação, mas a oferta alargou-se significativamente e a empresa é hoje considerada uma das mais versáteis do mundo.

A unidade sedeada em S. João da Madeira fabrica não apenas material à base de grafite e destinado a uso escolar, mas também lápis de cera e aquareláveis, assim como diversos formatos publicitários encomendados por entidades como a Microsoft, a cadeia de hotéis Le Meridien, a Universidade de Aveiro, o ICEP (Instituto das Empresas para os Mercados Externos), a Fundação Lugar do Desenho e o Museu de Serralves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *