Sociedade

Design universitário ao serviço do artesanato – Arouca

O protocolo – celebrado entre a Câmara de Arouca e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) – assume-se como «mais um passo» para o envolvimento do meio universitário em várias áreas do município, defendeu o presidente da autarquia, José Artur Neves.

«Queremos envolver as universidades em várias áreas no apoio a temas que nos parecem muito importantes», afirmou à EDV Informação o autarca.

A autarquia e a FEUP firmaram recentemente um acordo de colaboração, tendo em vista fomentar a intervenção do «Design Studio», daquela faculdade, no processo de requalificação ambiental e urbana do concelho.

«A iniciativa vai permitir, entre outras coisas, que os nossos artesãos tenham apoio de design qualificado», disse José Artur Neves.

«Hoje em dia para que os produtos possam adquirir visibilidade precisam de ter por trás um design adequado», sublinhou.

O protocolo permite à Câmara Municipal usufruir da capacidade do «Design Studio» e dos docentes e investigadores que nele colaboram, nas áreas do design do desenvolvimento e design de produtos.

«A intenção é que a nossa futura “Loja do Turismo” (promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal) incorpore um conjunto de elementos de artesanato que reflictam tradições do concelho, mas tendo por base um design moderno que acrescente qualidade e que, a partir daí, promova micro-economias relacionadas com o artesanato», acrescentou.

O acordo entre as duas entidades tem a validade de um ano (renovável), e pode estender-se à participação de outras unidades da FEUP em vários trabalhos.

De acordo com o documento, consegue-se «uma interessante cooperação entre o meio científico/universitário e a autarquia, proporcionando a troca de ideias, conhecimentos e experiências entre ambas as entidades».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *