Santo Tirso, Sociedade

“Pluralismo Religioso no Norte de Portugal: Noção de Comunidade no Protestantismo Português” – Santo Tirso

“Pluralismo Religioso no Norte de Portugal: a Noção de Comunidade no Protestantismo Português”. Este é o tema da conferência que vai decorrer no próximo sábado, dia 27 de Fevereiro, a partir das 10h30, no Centro Cultural de Vila das Aves, em Santo Tirso. Esta conferência, que surge no âmbito do seminário temático sobre “Cidadania, Religião e Comunidade”, vai contar com a participação de duas investigadoras – Helena Vilaça (Departamento de Sociologia da FLUP, U. Porto) e Rita Leite (CEHR, UCP) – que irão, respectivamente, apresentar os temas «Comunidades protestantes e evangélicas: entre as utopias adiadas e a maturidade organizacional» e «A República e a noção de comunidade no protestantismo português». 

Trata-se da 4ª  sessão do Seminário de História e Memória Local: Cidadania, Religião e Comunidade, do qual fazem parte conferências bimestrais (de Outubro de 2009 a Maio de 2010) e um Colóquio da Primavera, a realizar em Junho de 2010. 

O objectivo deste Seminário Anual é corporizar o conhecimento e reflexão históricos a partir de estudos, preferencialmente de matriz local que, na diversidade dos seus objectos, partem de um espectro reflexivo estruturante – o Estado e a Religião – de forma a potenciar um diálogo alargado a outros recortes espaciais e temporais. Através da apresentação e discussão de trabalhos de investigação, de temáticas e metodologias, procurar-se-á alargar os horizontes de reflexão existentes nesta área de estudos. 

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e o Departamento de História da Universidade do Minho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *