Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Relatório da Comissão de Desenvolvimento on-line

O Departamento de Desenvolvimento da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) apresentou o Relatório de 2009 do Volleyball Cooperation Programme (Programa de Cooperação do Voleibol), designado por VCP, que está agora disponível na página oficial do organismo que rege o Voleibol a nível mundial.  

O VCP, antigamente conhecido por Programa de Ajuda Desportiva, tem sido, desde 1989, a essência da Comissão de Desenvolvimento da FIVB, liderada por Vicente Araújo, Vice-Presidente Executivo da FIVB e Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e constituído a plataforma fundamental que suporta as acções de desenvolvimento, apoio e aprendizagem prestadas pela FIVB às federações nacionais, de modo a que estas possam desenvolver o Voleibol e o Voleibol de Praia nos seus países. 

Os objectivos principais do VCP são gerar um impacto de desenvolvimento permanente e assegurar que o Voleibol e o Voleibol de Praia criam raízes fortes em países e regiões que muitos julgariam impossível, principalmente devido aos muitos constrangimentos ambientais, tanto do ponto de vista económico como político.   

Em 2009, realizaram-se 48 cursos de VCP: em África (em 26 países), Ásia (12), NORCECA (4), América do Sul (3) e Oceânia (3).

Em 2010, a FIVB espera realizar 58 cursos, numa média de 55 cursos por ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *