Educação, S. João da Madeira

Nova secundária está pronta no final do ano – S. João da Madeira

A nova escola de 3º ciclo e ensino secundário de S. João da Madeira – em construção na zona do Parrinho/Mourisca – estará concluída no final do ano, segundo informou Castro Almeida, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, após visita às obras em curso.

O autarca explicou que este estabelecimento de ensino nascente acolherá os alunos da actual escola secundária João da Silva Correia, cujas instalações serão «absorvidas» pela escola secundária Serafim Leite. A «mudança» ocorrerá durante «as férias de natal» do ano lectivo 2010/2011.

«A partir de agora, fica concluída a rede escolar de S. João da Madeira», sublinhou Castro Almeida, acrescentando que «durante vários anos» o município não precisará de mais escolas.

«Ficamos com escolas e salas de aula em quantidade suficiente e com uma qualidade de nível europeu», afirmou.

O presidente da Câmara realçou, na nova escola, a criação de gabinetes específicos para os professores, nos quais os docentes poderão fazer todo o trabalho inerente à preparação das aulas e das várias actividades lectivas.

«É a primeira vez que se faz isto em Portugal», enfatizou o edil, prevendo que os gabinetes da secundária em edificação se venham a tornar «um marco» e «uma outra forma de encarar a escola», por parte dos docentes.

A escola de 3º ciclo e secundário de S. João da Madeira representa um investimento de cerca de sete milhões de euros, tendo sido financiada a 70 por cento por fundos europeus, sendo os restantes 30 por cento garantidos, em partes iguais, pela autarquia e pelo município.

O novo estabelecimento de ensino vai ter capacidade para 750 alunos e será dotado de 20 salas, oito laboratórios e 22 gabinetes de trabalho para professores. Também contará com um pavilhão desportivo – que servirá, igualmente, a comunidade – e com um recinto polidesportivo ao ar livre.

A área total do terreno onde ficará implantada é de 16.700 metros quadrados, a área de construção do edifício escolar é de 7.555 metros quadrados e a área de construção do pavilhão desportivo é de 1.700 metros quadrados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *