Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

O Voleibol faz hoje 115 anos.

Criado pelo norte-americano William George Morgan em 9 de Fevereiro de 1895, o Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas na Ilha dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial. 

A Federação Portuguesa de Voleibol, actualmente sediada no Porto, nasceu no dia 7 de Abril de 1947 em Lisboa e, nesse mesmo ano, foi uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). 

O primeiro Congresso Mundial da FIVB realizou-se em Paris no dia 18 de Abril de 1947 e nele participaram 14 países: Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América. O francês Paul Libaud foi eleito primeiro Presidente. 

O facto de, ao longo dos anos, a modalidade ter crescido exponencialmente ficou bem patente no 29.º Congresso Mundial organizado em Portugal e que acolheu Timor-Leste na grande família do Voleibol. Volvidos 57 anos da realização do primeiro congresso, estiveram presentes no Porto 192 representantes das então 218 federações filiadas na FIVB. 

No ano em que se comemora o 115.º  aniversário do Voleibol, a FIVB tem filiadas 5 Confederações Continentais, que, no total, compreendem 220 federações nacionais: África (53), Ásia (65), Europa (55), NORCECA (35) e América do Sul (12).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *