Economia, Santa Maria da Feira

Cortiça no Pavilhão de Portugal em Xangai – Sta. Maria da Feira

Após o sucesso obtido na Expo Hannover 2000, a cortiça nacional assumirá de novo papel de destaque no Pavilhão de Portugal naquela que se espera venha a ser a maior exposição universal alguma vez realizada.

A CORTICEIRA AMORIM, maior produtor e transformador mundial de cortiça, será um dos principais patrocinadores desta Exposição, sendo responsável pela cedência da cortiça – uma matéria-prima 100% natural e reciclável – cuja aplicação será feita tanto no exterior, enquanto elemento concretizador do conceito estético associado a esta construção, como no interior, na forma de pavimentos e de soluções de isolamento.

No âmbito do tema da Expo 2010 Xangai “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), a cortiça – matéria-prima fortemente identificativa da imagem de Portugal – foi seleccionada por encaixar na perfeição no conceito de construção sustentável, sendo um exemplo de inovação e de boas práticas de desenvolvimento sustentável.

À semelhança da Expo Hannover, o aglomerado de cortiça expandido da Amorim Isolamentos, referência MD fachada, foi de novo a opção para o exterior do Pavilhão de Portugal, um material sofisticado e tecnologicamente avançado. Esteticamente, o aglomerado de cortiça expandido adapta-se na perfeição a projectos vanguardistas, com a mais-valia ecológica e a irrepreensível eficiência técnica que os produtos de cortiça oferecem: isolamento térmico, acústico e antivibrático.

Com uma área de 2000 m2, o projecto é da autoria do arquitecto português Carlos Couto, estabelecido em Macau, e a execução é da responsabilidade de um consórcio liderado pela PAL Asiaconsult.

A Expo 2010 Xangai vai decorrer entre 1 de Maio e 31 de Outubro, com a representação de 192 países e 50 organizações internacionais, e uma previsão de cerca de 70 milhões de visitantes.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *