Sociedade, Trofa

Paços do Concelho da Trofa vão nascer na zona envolvente à actual

A divulgação pública da localização do edifício da Câmara Municipal da Trofa foi feita sexta-feira, 5 de Fevereiro, em Conferência de Imprensa, pela Presidente da Autarquia, Joana Lima, acompanhada pelo Executivo Municipal.
 
A Conferência de imprensa teve lugar no local onde vai nascer o edifício que irá receber todos os serviços da Autarquia, que estão actualmente dispersos por toda a cidade.
 
A Presidente da Câmara Municipal da Trofa anunciou o local escolhido para erguer os Paços do Concelho e o futuro centro cívico da cidade, 100 dias depois de ter tomado posse, à frente do Executivo Municipal, tal como tinha prometido.
 
Durante a conferência de imprensa, Joana Lima referiu que “, no exercício da competência inerente ao cargo de presidente do município, após ter ponderado todos os aspectos positivos e negativos associados a cada uma das opções propostas pela Comissão de Análise para a localização dos Paços do Concelho, e ter previamente informado os senhores presidentes de Junta e o presidente da Assembleia Municipal comunicamos que decidimos que a localização que melhor servirá o concelho da Trofa e os trofenses é a ZONA DA ESTAÇÃO.”.
 
Uma escolha que a autarca trofense justifica porque “Habitualmente os Paços do concelho ocupam nas cidades o lugar de fundação do aglomerado. São lugares carregados de memória, história e presenças, por isso são pertença de todos ou da maioria representativa da população”, e na Trofa a opção foi mesmo essa, de recuperar, requalificar e resgatar uma área histórica ligada à génese do concelho, à instalação dos caminhos de ferro, e partindo de um pólo geograficamente bem localizado com os principais serviços públicos enquadrados – o Serviço de Finanças, as Conservatórias, o Notário, o Hospital, o Centro de Saúde, os Correios e até o complexo da Academia municipal Aquaplace – criar aquele que vai ser o Centro Cívico da Trofa, que vai consolidar a identidade e o orgulho de todos os Trofenses.
 
Apesar do Concelho da Trofa, criado a 19 de Novembro de 1998, ter já comemorado o seu 11º aniversário, ainda não dispõe de um edifício dos Paços do Concelho, que represente com dignidade e solenidade o órgão máximo de poder autárquico, bem como o património e a história Trofense. 
 
Por isso, para a Presidente da Câmara Municipal, Joana Lima, “este é um dia histórico para a Trofa e para os Trofenses. Um dia que vai marcar positivamente o futuro do Concelho, assinalando o inicio de um novo ciclo de reestruturação urbana e de melhoria de qualidade de vida de todos os que vivem, estudam, trabalham ou visitam a Trofa”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *