Santa Maria da Feira, Sociedade

Oficinas de Carnaval no Visionarium – Sta. Maria da Feira

As oficinas de Carnaval, dinamizadas pelo Visionarium (Centro de Ciência do Europarque) neste período festivo, decorrem dias 13, 15 e 17, anunciou fonte da instituição.

«É Carnaval, e no Visionarium, para melhor celebrar esta festividade pagã e ancestral, faz todo o sentido adicionar uma componente científica às actividades que têm o Entrudo como horizonte», referem os promotores.

«À volta da bicharada», «O teu disfarce num click» e «Travessuras e diabruras» são as propostas dirigidas a crianças dos cinco aos 10 anos.

«O Visionarium comemora o Carnaval de uma forma super especial. Vem explorar a Ciência por detrás das brincadeiras, dos disfarces e das animações carnavalescas» é o apelo lançado pelo Centro de Ciência do Europarque.

Informações e reservas para inscrições através dos telefones 256 370 607/27 ou do email info.visionarium@aeportugal.com.

O Visionarium foi inaugurado em 28 de Setembro de 1998 pelo então primeiro-ministro, António Guterres.

Na época tratava-se do segundo maior centro de ciência da Europa, depois do parque La Villette, em Paris, com 4.500 metros quadrados de área coberta e 25 mil de jardins temáticos.

O centro custou cerca de 2,2 milhões de contos (11 milhões de euros), suportados na quase totalidade pela Associação Industrial Portuense (agora Associação Empresarial de Portugal) e comparticipados pelo Estado em 400 mil contos (dois milhões de euros).

O interior do Visionarium é dominado por cinco salas de exposição temáticas, que contam as odisseias da Terra (sala Magalhães), da matéria (Mendeleiev), do espaço (Hubble), da informação (0110) e da vida (Mendel).

O centro tem ainda um auditório de 158 lugares, onde é apresentado um espectáculo multisensorial, uma sala para demonstrações científicas, um espaço de acolhimento e serviços e uma zona verde.

Em Outubro de 2007, inaugurou o Laboratorium, um novo espaço destinado à experimentação e divulgação da ciência, designadamente nas áreas de biologia celular e molecular.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *