Arouca, S. João da Madeira, Sociedade

Jornadas divulgam instrumentos de apoio aos desempregados – Arouca

As «Jornadas de Emprego e Empreendedorismo» vão decorrer na próxima sexta-feira, visando apresentar as «ferramentas» de que o município de Arouca dispõe para combater o desemprego.

«Estas Jornadas têm por objectivo promover e divulgar as ferramentas que estão disponíveis para aqueles que estão à procura de emprego», salientou Margarida Belém, vereadora da Câmara Municipal de Arouca para os «pelouros» da «educação e acção social» e da «cultura, desporto e turismo».

As «Jornadas de Emprego e Empreendedorismo» vão decorrer a partir das 14:00, no cine-estúdio dos Bombeiros Voluntários de Arouca, tendo como «público-alvo» alunos finalistas das escolas concelhias, formandos a frequentar acções de formação profissional e desempregados.

Medidas de apoio ao emprego, medidas de apoio à contratação, a solução do micro-crédito, medidas de apoio ao empreendedor, as instituições que intervêm no âmbito do emprego e do empreendedorismo e testemunhos de sucesso destacam-se do respectivo programa.

«Vamos apresentar alguns casos – de boas práticas – que têm sido um sucesso», sublinhou Belém.

A organização é da responsabilidade da Rede Social de Arouca, do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e do projecto «Arouca Inclui».

A vereadora ainda informou que, «a curto prazo», o seu pelouro irá promover a realização de «algumas acções tácticas» em prol do emprego.

Margarida Belém sublinhou que essas futuras actividades – workshops nomeadamente – serão dirigidas, por exemplo, a desempregados, a jovens licenciados ou a artesãos.

«Mas já temos no nosso território algumas ferramentas disponíveis», referenciou, concretizando que, especificamente, o projecto «Arouca Inclui» tem disponibilizado acções formativas e que «o apoio ao desenvolvimento de emprego no meio rural» tem sido, igualmente, uma realidade.

«O GIP também tem ofertas formativas e tem uma bolsa de oferta de emprego», acrescentou.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *