Santa Maria da Feira, Sociedade

CORTICEIRA AMORIM promove a aplicação da cortiça em objectos de design – Sta. Maria da Feira

A CORTICEIRA AMORIM, através da sua subsidiária Amorim Cork Composites, vai estar representada na loja do MoMA – Museum of Modern Art of New York – e em prestigiadas exposições internacionais de arquitectura e decoração, como a MADE expo, em Milão, que se vai realizar entre os dias 3 e 6 de Fevereiro.
 
A colecção Alma Gémea, uma linha diferenciadora de artigos para o sector dos bens de consumo para a casa, que assenta na combinação da cortiça e da faiança, foi seleccionada para ser vendida no MoMA, um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.
 
A exposição dos produtos será feita no espaço Destination Portugal, já a partir de Maio, juntamente com uma selecção de outros artigos nacionais, desenvolvidos a partir de métodos e técnicas tradicionais e com forte capacidade de alavancar o design ecológico.
 
O crescente interesse de reputados criadores pela cortiça revela-se também no Onion Pinch, uma estrutura totalmente concebida em cortiça, da autoria dos arquitectos Caterina Tiazzoldi e Eduardo Benamor Duarte, que foi produzida pela Amorim Cork Composites para a Experimenta Design, uma importante bienal internacional dedicada ao design cuja última edição se realizou em Lisboa.
 
Eduardo Benamor Duarte justifica a escolha da cortiça pela forte identificação com Portugal e pelo excelente desempenho que oferece: “A opção da cortiça revelou-se fundamental do ponto de vista táctil, mas também do comportamento estrutural do material. A riqueza da matéria-prima, bem como a forma com que expressa a sua
flexibilidade e variabilidade, revelou as potencialidades espaciais do projecto que desenvolvemos em conjunto com a CORTICEIRA AMORIM.”
 
Dado o conceito inovador que apresenta, em muito conseguido pela utilização da cortiça – uma matéria-prima 100% natural – a escultura Onion Pinch foi convidada para prestigiadas exposições internacionais. Após presença na Experimenta Design e na Compotec, tem já participação assegurada em importantes certames com enfoque na inovação e nos materiais compósitos, como a MADE expo, em Milão (Fevereiro) e a JEC, em Paris (Abril).
 
Sobre a colecção Alma Gémea
Alma Gémea é o nome de uma colecção lançada pela Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, e pela Matceramica. A ligação da cortiça e da faiança, dois materiais importantes na tradição nacional e que projectam fortemente a imagem de Portugal, resultou numa proposta diferenciadora e com real valor acrescentado para o
sector dos bens de consumo para a casa.
A junção destes dois materiais, cortiça e faiança, aliados a um conceito de design arrojado, resultam numa aposta na contemporaneidade, tanto a nível estético e conceptual, como funcional.
 
As linhas da Alma Gémea já foram apresentadas a importantes cadeias de retalho, conceituadas pelos seus produtos de design contemporâneo, com uma receptividade inicial animadora.
Além da exposição no MoMA, a colecção foi também seleccionada para integrar o restrito grupo de artigos que estará patente na Exposição de Tendências da Feira Ambiente, que considerada a maior feira internacional de bens de consumo e de decoração, a decorrer entre os dias 12 e 16 de Fevereiro, em Frankfurt.
 
Sobre Onion Pinch
As estruturas da Onion Pinch produzidas a partir de 15 anéis de cortiça vão convidar o visitante da MADE expo a parar, tocar, balançar e brincar. A instalação é criativa e inovadora e potencia as características naturais da cortiça, deixando visível a flexibilidade e a agradabilidade ao tacto deste material.
Onion Pinch, inicialmente apresentada na Experimenta Design de Lisboa, está associada ao conceito de design da Digital Primitives, uma reflexão sobre a relação entre as técnicas de design globalizadas e as especificidades locais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *