Póvoa de Varzim, Sociedade

“Janeiras Solidárias” – valor angariado e adesão da população surpreendem organização – P. Varzim

Cerca de 9 mil euros foram angariados a favor do Centro Social e Paroquial de Aguçadoura com a organização das “Janeiras Solidárias”, um programa musical que decorreu no mês de Janeiro, aos domingos, no Centro Cultural e Desportivo de Aguçadoura.
O valor ultrapassou largamente as expectativas da organização, a Paróquia e a Junta de Freguesia de Aguçadoura, também surpreendida com a adesão da população à iniciativa – se no primeiro domingo, 10 de Janeiro, compareceram pouco mais de 300 pessoas, dia 31 de Janeiro e último dia de festa, apareceram mais de meio milhar.
A recolha de fundos foi feita através da cobrança de um valor simbólico de entrada – €2.50. Para além da animação musical, assegurada na sua maioria por grupos da Póvoa de Varzim, os foliões tinham também à disposição uma zona de restauração, sendo que todos os produtos à venda foram oferecidos por comerciantes locais. Assim, também o lucro do bar reverteu, na totalidade, a favor do Centro Social e Paroquial.
A animação musical, ao longo dos quatro domingos, foi diversa: contou com a actuação da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Aguçadoura, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, de um Grupo de Concertinas, de uma Tuna Académica e ainda com sessões de karaoke, entre outras. Todos os domingos cantaram-se, também, as Janeiras. Com o valor angariado a organização espera agora investir na abertura, o mais rapidamente possível, do Centro de Dia. Recorde-se que o Centro Social e Paroquial de Aguçadoura foi inaugurado a 26 de Julho de 2009 e entrou em funcionamento em Setembro desse mesmo ano. Creche, jardim-de-infância e pré-escola são as valências que estão em funcionamento, sendo que o equipamento prevê ainda a instalação de um Lar de Idosos e Centro de Dia, para além do Serviço de Apoio Domiciliário. Valências que não estão ainda em funcionamento devido à falta de verbas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *