Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Espectáculo a favor das vítimas do Haiti

Os fundos angariados com a comédia que este sábado sobe ao palco do Cinema Globo d’ouro – uma proposta da Conferência Vicentina de Arouca e do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas – revertem a favor das vítimas do Haiti.
A peça teatral – marcada para as 21:00 – é da autoria de Ribeirinho e Henrique Santana.
Sobre o espectáculo, a organização refere que se trata de «uma comédia de enganos e trapalhadas capaz de proporcionar momentos verdadeiramente hilariantes».

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Samuel Oliveira apresenta o seu último livro

O livro «Os mártires da 2ª invasão francesa entre Douro e Vouga», de Samuel Bastos Oliveira, é apresentado esta sexta-feira, às 21:00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, integrada na iniciativa «Um escritor apresenta-se».
A apresentação do livro será feita por Fernandes Gomes.
Natural de Fajões e com uma vida ligada à educação e às letras, Samuel Oliveira é autor de várias publicações. Entre elas destacam-se «Oliveira de Azeméis e Freguesias entre os Rios Antuã e Úl na Visitação de 1769», «Prof. Gonçalves Moreira – Grande Educador e Benemérito 1878/1956», «A Banda Musical de Fajões na História Local e Regional» e «O Grupo Folclórico, As Ceifeiras de S. Martinho de Fajões – Historial e Projecção».
Samuel Oliveira é licenciado em Filosofia e Românicas, respectivamente, pelas universidades de Salamanca e do Porto tendo desempenhado funções de professor durante mais de 30 anos no colégio e liceu de Gaia. Em 1975 e 1976 foi dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Norte.

S. JOÃO DA MADEIRA

«Palcos e Cenas» dedicado ao centenário da República

António Arnaut e Amadeu Carvalho Homem vão estar à conversa esta sexta-feira, a partir das 21:45, nos Paços da Cultura, abordando a temática do teatro interligada com o centenário da República.
Começa assim o ciclo de encontros «Palcos e Cenas», abrindo caminho para nova edição do «Theatrus@ser» – Festival de Teatro de S. João da Madeira, a realizar em Abril.
A entrada para esta sessão é gratuita.
O «Palcos e Cenas» e o «Theatrus@ser» são iniciativas do projecto «Espaço Aberto» da Escola Secundária Serafim Leite, em parceria com a Câmara de S. João da Madeira.

SANTA MARIA DA FEIRA

Pintura na livraria «Vício das Letras»

«Fragmentos» é o título da exposição de pintura, da autoria de Andreia Correia, patente na livraria «Vício das Letras», em Santa Maria da Feira.
A jovem artista, que frequenta o ensino secundário na opção de Artes Visuais, realiza neste espaço a sua primeira exposição.
A mostra pode ser vista até 12 de Fevereiro de segunda a sexta-feira (10:00-12:00 e 13:00-19:30), aos sábados (09:00-13:00 e 14:00-19:30) e aos domingos (09:00-13:00).

VALE DE CAMBRA

Encontro concelhio de cantares de Janeiras

A 13ª edição do Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras de Vale de Cambra decorre sábado no pavilhão de Cavião, em São Pedro de Castelões.
Com entrada livre, o evento está marcado para as 20:30, numa organização do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, contando com o apoio da autarquia local.
«O Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras é um momento alto na manifestação das raízes e tradições locais», referem os promotores.
Participam o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, Grupo Coral de Santo Aleixo, Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, Rusga de Arrifaninha, Grupo Desportivo e Cultural Estrelas Vermelhas, Casa do Professor de Vale de Cambra, Grupo Etnográfico Terras de Cambra, Grupo de Animação de Codal, Grupo Desportivo de Lordelo, Grupo de Folclore Terras de Arões e o Grupo Recreativo e Cultural de Cavião.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *