Economia, Vale de Cambra

Chatron lança inovadora unidade solar de recuperação de energia – Vale de Cambra

A empresa portuguesa de equipamentos para climatização industrial Chatron desenvolveu uma unidade solar de recuperação de energia projectada para o mercado da eco-construção.

«Com este produto inovador, virado para o segmento da eco-construção, estamos esperançados em atingir franjas de mercado em todo o mundo», disse à EDV Informação o gerente da empresa, Carlos Brandão.

«A nova unidade será usada nos sistemas de climatização para recuperar a temperatura do ar interior durante o processo de “renovação de ar”, necessário e obrigatório através do novo RCCTE (Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios), do ar ambiente da habitação ou do escritório», explicou.

O produto é composto por um módulo recuperador de energia «de elevada eficiência capaz de recuperar até 90 por cento da energia térmica que irá ser enviada ao exterior e passando-a directamente para o ar novo que vai ser introduzido no mesmo local através de um recuperador especial feito com base em módulos de fluxos cruzados».

A principal novidade apresentada pela Chatron é que esta unidade poderá funcionar «100 por cento autónoma da rede eléctrica», já que os dois ventiladores desenvolvidos «são altamente eficientes e passíveis de serem alimentados a partir de um painel solar fotovoltaico de apenas 80W de potência».

A unidade poderá funcionar também durante a noite, com recurso a bateria de acumulação de energia ou através da comutação directa para a rede eléctrica.

O produto será dado a conhecer no Salão Internacional de Energia, Refrigeração e Climatização (SINERCLIMA), a decorrer na Batalha entre 25 e 28 de Fevereiro.

A apresentação além-fronteiras está prevista para a «Ecobuild», em Londres (Inglaterra) de 02 a 04 de Março, participação incluída no processo de internacionalização que a empresa está a levar a cabo desde 2008.

«O mercado nacional continua ainda a ser o principal mercado para a Chatron, mas estão a crescer a ritmo acelerado as exportações para mercados como a França, Angola, Espanha e o Brasil», afirmou Carlos Brandão, acrescentando que «o Reino Unido será a próxima aposta».

A Chatron, que assinalou em 2009 dez anos de actividade, é líder nacional no desenvolvimento e fabrico de equipamentos para climatização industrial.

Com instalações na zona industrial do Rossio, em Vale de Cambra, conta actualmente com 14 funcionários.

Segundo Carlos Brandão, «quase 90 por cento» da facturação da empresa resulta da venda de soluções por si desenvolvidas e fabricadas.

A empresa desenvolve e comercializa os seus equipamentos por todo o País, onde regista o maior volume de negócios.

No mercado externo, exporta para Angola, Cabo Verde e Espanha.

A Chatron facturou 1,2 milhões de euros em 2009 e prevê para este ano um «aumento significativo» da «performance» obtida proveniente, designadamente, da aposta na internacionalização.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *