Cultura, Trofa

Biblioteca Municipal da Trofa abre as portas à “Hora do Conto e do Saber” para as crianças do concelho

A Biblioteca Municipal da Trofa, integrada no Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, apresenta para este ano, uma série de actividades literárias, promovendo o slogan “Vem Ler por prazer”. Para o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, Assis Serra Neves, “esta é uma iniciativa muito importante para promover hábitos de leitura junto dos mais novos, apresentando-lhes os livros e o conhecimento de forma divertida, mas sempre pedagógica”. O responsável pelo Pelouro da Cultura “vê ainda nesta acção semanal, Hora do Conto e do Saber, uma oportunidade privilegiada para criar nas crianças, o gosto de frequentar com regularidade a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal”.
 
Assim sendo, o mês de Janeiro, já trouxe, sempre ás sextas-feiras, a Hora do Conto e do Saber e os temas tratados foram “Os autores somos nós!”, enquanto nos dias 15 e 22 as actividades centraram-se no desafio “vamos contar um conto!”.
 
Já no dia 29 de Janeiro, a actividade hora do Conto e do Saber vai centrar-se no tema “Descobrir a Trofa”, uma acção lúdica, mas que comporta também uma variante pedagógica, de forma a ensinar às crianças a história do seu Concelho.
 
A 5 de Fevereiro, o tema proposto para a Hora do Conto, é “ A Lupinha explica…!”, mais uma acção que também contém um carácter pedagógico. No dia 12, a Biblioteca dedica-se a comemorar o Dia dos Namorados, com a leitura de uma “Lenda de São Valentim”. Para o dia 19, está prevista a actividade “Quem conta um conto…”, e para o dia 26 voltam a levar às crianças o tema “Descobrir a Trofa”.
 
Na primeira Sexta-feira de Março, haverá uma formação de utilizadores sobre “O que é uma referência bibliográfica?”, oferecendo informações úteis sobre o tema. No dia 12, voltam a praticar o tema “Os autores somos nós”, e no dia 19 na actividade “Vamos contar um conto” dão ênfase às comemorações do Dia do Pai.
 
No mês de Abril, a Biblioteca Municipal da Trofa, não deixa passar despercebidas duas comemorações. No dia 16, com o tema “Descobrir a Trofa!”, comemoram-se os 100 anos da classificação do Castro de Alvarelhos como Monumento Nacional e a 23 deste mês o dia Mundial do Livro será celebrado com o tema “Scriptorium!”.
 
O mês de Maio também traz à Biblioteca Municipal da Trofa duas actividades comemorativas. No dia 14, “Genealogistas de Palmo e Meio!” celebram o Dia Internacional da Família, de forma a incutir nas crianças a curiosidade pelos seus antepassados e uma maior proximidade com a sua família. Para 21 de Maio estão previstas actividades para comemorar o Dia do Autor Português, com o tema “Um dia na vida de… Alves Redol”, escritor português, considerado um dos expoentes máximos do neo-realismo português. Para o dia 28, a Biblioteca volta a dar ênfase ao tema “Descobrir a Trofa”.
 
Para o mês de Junho estão previstas, para a Biblioteca Municipal da Trofa, apenas duas actividades comemorativas. No dia 2 celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos, logo o tema previsto para esse dia é “Arquivos sem fronteiras!”. A 11 deste mês está prevista a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com o tema “Um dia na vida de… Luís Vaz de Camões”, o maior poeta de língua portuguesa, autor da epopeia “Os Lusíadas”.
 
A Biblioteca Municipal está localizada na Casa da Cultura da Trofa, na Avenida D. Diogo Mourato, com o telefone 252 400 090 e o e-mail cct@mun-trofa.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *