Economia, Santa Maria da Feira

Fogaça com zona própria de venda no Rossio – Sta. Maria da Feira

A criação de um espaço público destinado à venda da fogaça – localizado na zona histórica do Rossio – dignifica o doce típico, afirmou o presidente do Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira (APAFF), Manuel Cavaco.

«Batemo-nos por este espaço para engrandecer a verdadeira fogaça. É claro que numa altura de intempérie, como aconteceu no último fim-de-semana, as barracas também sofrem, mas entendemos que têm as condições para a venda deste produto artesanal», disse Manuel Cavaco, em declarações à EDV Informação.

A zona de venda foi este ano criada pela primeira vez, numa iniciativa que partiu do APAFF.

«Achamos que se trata de uma medida positiva para os produtores, que esperam dentro em breve a obtenção da Indicação Geográfica Protegida», frisou.

Criado em 2005, O APAFF é uma estrutura que surgiu da Confraria da Fogaça.

Água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal são os ingredientes, mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura.

O doce é o «protagonista» da Festa das Fogaceiras – considerada uma das manifestações culturais e religiosas mais importantes do país – que decorre todos os anos a 20 de Janeiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *