Educação, S. João da Madeira

Técnicos de Educação europeus reunidos em S. João da Madeira

Uma delegação de 15 técnicos superiores de Educação de diferentes países europeus desloca-se a S. João da Madeira no final do mês, no âmbito de uma visita transnacional, anunciou fonte da autarquia.

O município foi seleccionado pelos serviços de Educação da Comissão Europeia para receber esta delegação, constituída por representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, França, Irlanda, Itália, Letónia, Polónia, Reino Unido e República Checa, bem como da Turquia – país candidato a membro da União Europeia –, além de Portugal.

«São objectivos, entre outros, conhecer o sistema educativo português, partilhar experiências, metodologias e práticas de educação/formação, conhecer a aposta da formação profissional das escolas da cidade e reflectir sobre os modelos de reconhecimento de certificação e validação de competências, entre profissionais de diferentes países europeus», refere a Câmara Municipal, sublinhando que se trata de «uma excelente oportunidade para valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação no concelho de S. João da Madeira, pelos diversos parceiros no terreno».

O encontro decorre de 24 a 29 de Janeiro. Do programa destaca-se a sessão de boas-vindas pelo presidente da autarquia, Castro Almeida (dia 25, pelas 10:00); mesa redonda sobre «Reconhecimento da Certificação e Validação de Competências», no Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (dia 25, pelas 14:30); visita e contextualização da oferta formativa da Escola Serafim Leite (dia 27, 10:00), Centro de Educação Integral (dia 27, 12:00), Escola Oliveira Júnior (dia 28, 10:00) e Escola João da Silva Correia (dia 28, 11:30).

Haverá ainda visita e contacto com jovens empresários na Sanjotec – Centro Empresarial e Tecnológico (dia 28, 14:30) e visita/apresentação dos programas educativos do Museu da Chapelaria (dia 27, 14:30) e Biblioteca Municipal (dia 27, 16:30).

A delegação tomará contacto, de igual modo, com os programas de promoção de novas iniciativas empresariais do Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (dia 26, 10:30), Fundação de Serralves (dia 26, 14:30) e Casa da Música (dia 29, 17:00).

A iniciativa – com participação de técnicos superiores que desenvolvem o seu trabalho em municípios, ministérios, administrações regionais e escolas – partiu da Câmara Municipal e recebeu a aprovação e o financiamento integral dos serviços de Educação da Comissão Europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *