Educação, Sociedade, Trofa

Trofa adere ao Concurso “Planeta Terra 2010” e convida escolas do concelho a participar

A Câmara Municipal da Trofa, integrada no Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_Porto), juntamente com outros Municípios, promove o Concurso “Planeta Terra”, a realizar-se de Janeiro a Junho de 2010.
 
A UNESCO e a União Internacional de Ciências Geográficas (IUGS) lançaram em Lisboa, em Novembro de 2009, o conceito da Década da Terra 2010-2020, com o objectivo de aproximar o público das Ciências da Terra e promover o potencial dos geo-cientistas em dez áreas principais: Águas Subterrâneas; Riscos Naturais; A Terra e a Saúde; Mudanças Climáticas; Recursos Naturais; Megacidades; O Interior da Terra; Oceanos; Solos e A Terra e a Vida.
 
Neste contexto, o Concurso “Planeta Terra” é uma iniciativa desenvolvida pelo CRE_Porto, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), da Comissão Nacional da UNESCO e das Câmaras Municipais da Trofa, Maia, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
 
O Concurso “Planeta Terra” tem como objectivo promover a pesquisa, a aprendizagem, a compreensão e a reflexão sobre o funcionamento do Planeta Terra e o impacto humano no mesmo. Esta iniciativa destina-se aos alunos que frequentam os 2º e 3ºs ciclos. Como tal, a Câmara Municipal da Trofa já contactou as E.B. 2/3 do Concelho, a Escola Secundária, o Cenfim e o Colégio da Trofa.
 
Para concorrerem, os alunos terão de se organizar em grupos de quatro elementos e, mediante a supervisão de um professor, deverão apresentar trabalhos nas categorias de: Desenho/Pintura, Criação Plástica, Texto e Audiovisual. Os temas dos trabalhos correspondem aos dez temas da Década do Planeta Terra 2010-2020, que deverão ser indicados nos próprios trabalhos. Cada Grupo poderá apresentar apenas um trabalho em cada uma das categorias e entregá-lo, com a ficha de candidatura, em mãos ou pelo correio para o CRE_Porto até ao dia 4 de Junho. Contudo, todos os grupos deverão efectuar uma pré-inscrição até ao dia 4 de Fevereiro.
 
O Júri do Concurso será constituído por um elemento da Comissão Nacional da UNESCO, dois destacados cientistas do Comité do Planeta Terra, uma personalidade das artes e letras da Área Metropolitana do Porto e por um elemento do CRE_Porto. O Júri avaliará os trabalhos até ao dia 25 de Junho e designará os dois melhores trabalhos por categoria. Os critérios de avaliação serão os seguintes: enquadramento com o tema, qualidade cientifica, técnica, artística ou literária, bem como serão avaliados o trabalho de equipa, o espírito critico demonstrado e a criatividade e originalidade da abordagem. A divulgação decorrerá no dia 4 de Julho na Trofa, no encerramento do circuito da Exposição “Planeta Terra” na Área metropolitana do Porto.
 
O grupo vencedor ganhará uma visita de estudo a uma Área Protegida e outros prémios como livros e jogos, serão atribuídos aos restantes finalistas.
 
A Câmara Municipal da Trofa envolve-se, assim, numa iniciativa de preservação e consciência ambiental, de forma a dar o exemplo a todos os trofenses e incitar à preocupação com a Natureza e ao interesse pela Ciência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *