Póvoa de Varzim, Sociedade

Águas Balneares – proposta aprova prática balnear em todas as praias poveiras – P. Varzim

Para a época balnear de 2010 a Póvoa de Varzim vai contar com mais duas zonas de águas balneares, passando assim de sete para nove zonas designadas. Desta forma, toda a frente de costa da Póvoa de Varzim passa a estar designada e todas as praias aprovadas para a prática balnear.
É esta a proposta de identificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte, que aceitou a inclusão da Zona Urbana Sul I e Zona Urbana Sul II (desde Praia Redonda/Leixão até à Praia Azul), juntando-se estas às zonas de água balnear da Barranha, da Codixeira, de Paimó, do Quião, da Fragosa, da Lagoa e da Zona Urbana Norte.
Assim, e no decorrer da época balnear, que começa a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro, a qualidade da água de todas estas zonas vai ser monitorizada pela Administração da Região Hidrográfica do Norte e pela Delegação de Saúde, com análises semanais, quinzenais ou mensais. Estas podem ser complementadas com um programa de análises da responsabilidade da Câmara Municipal, uma situação que, de resto, já se tem verificado em anos anteriores.
Esta proposta de identificação está em consulta pública até 2 de Fevereiro em http://snirh.pt/. Findo este prazo a comissão técnica elabora uma proposta final de identificação, tendo em conta os contributos recebidos, as sugestões, comentários ou queixas recebidas. A aprovação dá-se por portaria até 1 de Março.
Este processo de identificação decorre anualmente, de acordo com o Decreto-Lei 135/2009, de 3 de Junho, que transpõe a Directiva 2006/7/CE relativa à gestão da qualidade das águas balneares. Assim, e para manter, em 2011, as zonas de águas balneares, a Póvoa de Varzim tem que cumprir os parâmetros previstos na legislação, no que concerne à qualidade da água.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *