Arouca, Sociedade

«Cuidar de Quem Cuida», uma iniciativa solidária – Arouca

«Cuidar de Quem Cuida» é uma iniciativa que decorre em toda a região do Entre Douro e Vouga, e que pretende dar apoio aos que se dedicam ao cuidado de doentes com Alzheimer ou com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral. Com o apoio do Alto Comissariado para a Saúde e da Fundação Calouste Gulbenkian, «Cuidar de Quem Cuida» pretende informar e apoiar os cuidadores, envolvendo para o efeito Câmaras Municipais, Centros de Saúde e IPSS’s.
 
«Cuidar de Quem Cuida» é um projecto com duração de quatro anos, aprovado pelo Alto Comissariado da Saúde (ACS) e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Nasceu no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social da Plataforma Supra Concelhia da região Entre Douro e Vouga, onde foi diagnosticada a crescente incidência da doença de Alzheimer e das situações de pós-AVC, bem como a consequente necessidade de desenvolver respostas sociais e de saúde direccionadas para a optimização do bem-estar do doente e, sobretudo de quem dele cuida.
 
O Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS) é a entidade promotora do «Cuidar de Quem Cuida», com o apoio das entidades co-promotoras Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UniFai/ICBAS-UP), sendo esta última responsável pela avaliação do projecto ao longo dos quatro anos. Conta ainda, com uma vasta lista de parceiros dos cinco municípios que, no geral, engloba Câmaras Municipais, Centros de Saúde, Instituições de Voluntariado, Santas Casas da Misericórdia e IPSS’s de apoio à Terceira Idade, bem como o Instituto de Emprego e Formação Profissional de São João da Madeira (IEFP), o Centro de Formação Profissional de Rio Meão e o Hospital de São Sebastião. O apoio financeiro do projecto é comportado, maioritariamente, pelo ACS e pela FCG. 
 
A finalidade é ajudar o cuidador a cuidar do doente, sem se esquecer de si próprio, prevenindo o desgaste associado a este tipo de situações.
 
Para tal, serão promovidas três respostas: a primeira passa pela realização de grupos de apoio, onde o cuidador obterá informação sobre a doença e sobre a melhor forma de cuidar do seu familiar e de si próprio; a segunda pretende especializar profissionais (Agentes de Geriatria e Assistentes Familiares e de Apoio Comunitário) na prestação de cuidados a doentes de Alzheimer ou com sequelas de AVC que poderão ser contratados pelo cuidador; a terceira passa por activar as redes de voluntariado local, de modo a que os voluntários dos cinco municípios estejam sensíveis a esta problemática e possam dedicar o seu tempo a estas pessoas, através, por exemplo, ajuda nas actividades quotidianas ou para simples companhia.
 
Finalmente, também serão averiguadas as respostas de descanso ao cuidador existentes na região, que permitam uma interrupção do acto de cuidar através de internamento temporário da pessoa que têm a cargo.
 
Informações:
Contactos Gerais
Telm 938 343 804
E-mail cuidardequemcuida@castiis.pt
Câmara Municipal de Arouca/Serviço Acção Social 256940220
Centro de Saúde de Arouca (Enf.ª Barbara Jaques) 256940330

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *