Cultura, Oliveira de Azeméis

Presidentes do município reunidos em livro – Oliveira de Azeméis

O livro «Presidentes da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis» será apresentado dia 05 de Janeiro, anunciou a autarquia.

A publicação – lançada no dia em que o município comemora 211 anos – visa dar a conhecer as biografias de todos os autarcas que, desde 1800, presidiram aos destinos da autarquia.

«Trata-se de um trabalho de reconhecimento que se impunha e já tardava», escreve o actual presidente do município, Hermínio Loureiro, na nota introdutória à obra.

«Acima de tudo é um acto de justiça a um conjunto de personalidades que demonstraram total disponibilidade para, ao longo da história, guindar Oliveira de Azeméis ao patamar de desenvolvimento que hoje ostenta», refere Hermínio Loureiro.

«A força abnegada com que trabalharam revela claramente as bases em que assentou a afirmação deste concelho, caracterizado hoje por fortes dinâmicas empresariais, associativas, sociais e culturais», afirma.

O livro divulga os nomes dos autarcas que serviram o município durante os vários períodos políticos que Portugal atravessou até ao actual sistema democrático.

Para Hermínio Loureiro, a edição do livro é uma oportunidade para os «oliveirenses compreenderem melhor a sua história» e «um caminho para os mais novos verem exacerbada a memória colectiva».

O livro contém 104 páginas relatando a actividade exercida pelos autarcas ao longo de mais de dois séculos. No total, exerceram o poder, entre 1800 e 2009, 60 autarcas, inicialmente de nomeação régia (juízes de fora).

Entre os responsáveis pelo município, 12 exerceram o poder no Antigo Regime, 25 na Monarquia Constitucional, seis na Primeira República, oito na Ditadura Militar/Estado Novo e nove no Estado Democrático.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *