Póvoa de Varzim, Sociedade

Colónia de Férias termina ao som das Janeiras – P. Varzim

Foi a Cantar as Janeiras que crianças e jovens participantes na edição de Natal da Colónia de Férias deram por encerrada a actividade, ontem, 29 de Dezembro, na presença de Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social, e de Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, e ainda de pais, amigos e familiares.
A sessão começou com a exibição de algumas fotografias que retratavam os melhores momentos vividos durante a Colónia de Férias que, recorde-se, começou no dia 21. Assim, viram-se imagens das várias actividades desenvolvidas, como as Oficinas de Artes Plásticas e de Culinária, em que os participantes fizeram postais de Natal, presépios e ainda aprenderam a fazer bolo-rei ou sonhos, tradicionais doces natalícios; as actividades desportivas, como o ténis de mesa ou a natação; a ida ao Grande Circo de Natal, no Coliseu do Porto e ainda ao cinema, num centro comercial em Viana do Castelo, entre outras.
Ainda que tenham ensaiado poucas vezes, tal não transpareceu na interpretação de vários temas tradicionais. Assim, os participantes conseguiram animar a sala com as interpretações de “Lé Lé Lé”, “Natal de Elvas” e “Pinheirinho”, reservando para o final uma outra surpresa: com a ajuda de instrumentos que eles próprios construíram, de onde se destacavam imaginativas alternativas ao tambor ou ao xilofone, interpretaram novamente “Pinheirinho”. Pelo meio, foram entregues os diplomas de participação e formação aos monitores e de participação às crianças e jovens.
“Pelas caras deles nós conseguimos perceber que eles gostaram desta Colónia de Férias e nós também. São momentos de partilha”, avaliou Andrea Silva. Recordando que esta edição completa 14 anos de Colónia de Férias (que tem também a edição da Páscoa e do Verão), resultando na participação de mais de 6 mil crianças e jovens e mais de 400 monitores voluntários, a Vereadora considerou esta iniciativa “uma Escola de Vida, pois eles vivenciam muitas experiências diferentes que são partilhadas em conjunto, com muita alegria, e que ficam na memória. É também uma actividade que espelha a preocupação da autarquia em contribuir para ocupar bem os tempos livres das nossas crianças para que eles possam passar o tempo de forma proveitosa”. Andrea Silva foi ainda surpreendida com uma oferta muito especial: um bolo-rei feito no âmbito da Oficina de Culinária. Os restantes foram partilhados com todos aqueles a que assistiram à sessão. 
A Colónia de Férias é destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 13 anos. É uma actividade desenvolvida pelo Pelouro da Acção Social, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências para o Concelho da Póvoa de Varzim, e que conta com a preciosa ajuda de jovens monitores voluntários provenientes da Bolsa de Voluntários e da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *