Cultura, Oliveira de Azeméis

Exposições mostram trabalhos realizados por crianças e idosos – Oliveira de Azeméis

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) mostra até ao final do mês de Dezembro trabalhos de crianças, pais e idosos realizados no âmbito dos projectos «Hora do Conto e Oficina de Encantos» e «Gerações Cruzadas» que decorreram ao longo do ano.

As obras – que resultaram das propostas lançadas pela BMFC aos participantes dos dois programas – fazem parte de duas exposições que podem ser vistas no horário 10:00-17:00 (aos sábados), 10:00-19:00 (terças, quintas e sextas-feiras) e 14:00-19:00 (segundas e quartas-feiras).

Os trabalhos, que agora o público pode ver, foram desenvolvidos, na sua base, com materiais reutilizáveis e amigos do ambiente. Entre as peças elaboradas durante 2009 destacam-se máscaras de papel, molduras, porta-moedas ecológicos, postais de Natal, palhaços, velas e bolas de malabarismo.

As mostras reúnem todos os trabalhos realizados ao longo das dezenas de sessões à volta da promoção do livro e da leitura e de temáticas direccionadas para a terceira idade.

A «Hora do Conto e Oficina de Encantos» é um projecto direccionado para as crianças de jardins-de-infância, escolas EB1 e Ateliers de Tempos Livres, sendo seguida de um atelier (Oficina de Encantos) relacionado com a história da semana.

Além do público infantil, a BMFC desenvolve – uma vez por mês – sessões da «Hora do Conto» para as famílias, procurando que pais, avós e outros familiares desfrutem também do encanto da leitura, na companhia dos filhos.

O projecto «Gerações Cruzadas», criado em 2003, enquadra-se na promoção do conhecimento sobre a herança cultural e a tradição oral.

O programa, destinado a quebrar o isolamento dos idosos, foi criado há seis anos com o objectivo de, através da leitura, música, tertúlia, cinema e actividades plásticas, ser um elo de ligação entre os mais jovens e os mais experientes fomentando o conhecimento entre o antigo e o moderno e entre a tradição e a novidade.

As duas exposições integram o programa comemorativo do segundo aniversário da da biblioteca, que se encontra encerrada nos próximos dias 24, 25, 26, 27 e 31

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *