Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira

Escolas de Oliveira de Azeméis e Feira seleccionadas para programa de educação ambiental

As candidaturas das escolas básicas do Brejo (Oliveira de Azeméis) e nº1 de Santa Maria da Feira) ao Programa Integrado de Educação Ambiental – Projecto «Mil Escolas» foram duas das 15 seleccionadas, anunciou fonte da empresa Águas do Douro e Paiva (ADP).

A sexta edição do programa – promovido pela ADP – irá decorrer em dez escolas do primeiro ciclo e cinco do segundo ciclo do ensino básico durante os anos lectivos 2009/2010 e 2010/2011.

«Poupar água para garantir um desenvolvimento sustentável» é o tema do projecto do estabelecimento de Oliveira de Azeméis, enquanto o seu congénere de Santa Maria da Feira apresentou «Água, um sentido, um desejo, um poema».

O júri de selecção atribuiu ainda menções honrosas a nove candidaturas, entre elas, a da Escola EB2/3 Comendador Ângelo Azevedo (Oliveira de Azeméis) e da Escola EB2/3 de Escariz (Arouca).

«Os diferentes projectos foram acolhidos com muito interesse e avaliados segundo uma grelha rigorosa que sublinhava todos os requisitos impostos pelo regulamento do concurso», refere a ADP, acrescentando que «a participação de todos irá valorizar o “Mil Escolas” que mereceu, pela segunda vez consecutiva, a distinção a nível nacional por parte da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas».

Este programa de educação ambiental tem como principal objectivo o reforço das competências pedagógicas e científicas dos professores do primeiro e segundo ciclo do ensino básico, de forma a induzir mudanças de comportamento na comunidade escolar que visem a preservação da água e dos ecossistemas ribeirinhos.

A organização recebeu 56 candidaturas, que foram seleccionadas por um júri constituído por elementos da ADP, Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e Consultora em Ambiente BioRumo.

Este programa envolve os ecossistemas dos rios Douro, Paiva, Sousa, Ferro, Vizela, Ferreira e Tâmega, tendo as escolas da região sido convidadas a apresentar projectos a serem desenvolvidos por alunos e professores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *