Póvoa de Varzim, Sociedade

Decorações de Natal – inspire-se nas tendências ambientais – P. Varzim

Imaginação, criatividade, muita cor e, acima de tudo, preocupações ambientais caracterizam algumas das decorações de Natal que, por esta altura, se vêem na cidade da Póvoa de Varzim. São fruto de um desafio que o Pelouro do Ambiente da autarquia coloca, todos os anos, a instituições de ensino do concelho. E os resultados não param de surpreender.
A iniciativa Eco-Pinheiros é a mais recente. Este ano, participam oito instituições que elaboraram os Pinheiros de Natal que neste momento decoraram o espaço exterior da Câmara Municipal, na Praça do Almada. São elas a EB 2/3 de Aver-o-Mar, o MAPADI, o Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates, a EB 1 Cadilhe, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Jardim-de-Infância “O Ribeiro”, a EB 1 Sininhos e o pré-escolar do Agrupamento de Escolas Campo Aberto.  Garrafas de plástico, cápsulas de café, velhas cassetes de vídeo e respectivas caixas, placas de esferovite e esponja, plásticos que outrora acondicionaram objectos, entre outros, são exemplo dos muitos materiais usados que, com um pouco de imaginação, resultaram em originais pinheiros de Natal que, certamente, muitos não se importariam de ter em casa.
Materiais muito semelhantes são também usados nas Eco-Rotundas, o outro concurso de decoração ecológica proposto pelo Pelouro do Ambiente. Este ano, três rotundas foram “vestidas” de Natal pelos utentes do MAPADI (rotunda dos Pinheiros), do Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates (rotunda de S. Pedro) e do Centro Social de Beiriz (rotunda na Via B).

Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de RatesCentro Social de BeirizMAPADI

Todos os trabalhos vão estar expostos até 6 de Janeiro. E não esquecendo que tanto os Eco-Pinheiros como as Eco-Rotundas são concursos, todas as decorações vão receber a visita do júri, constituída pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Aires Pereira, pelo Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia e por um elemento do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Em Janeiro serão conhecidos os vencedores – três classificados por concurso. Os prémios incluem material didáctico, ecopontos domésticos e claro, diplomas de participação.
Ambas as iniciativas têm como objectivo envolver a comunidade escolar num trabalho que, de forma divertida, lhe ensina a criar novos objectos a partir de velhos materiais. É, assim, uma forma de motivar a aplicação da Política dos 3 R´s, com especial ênfase para a reutilização de materiais. A cidade fica a ganhar pois, para além de bonita, transmite, de uma forma muito peculiar, a mensagem de que é necessário pensar sobre a problemática da produção de resíduos.
Para ver melhor estas decorações de Natal visite a galeria de imagens, disponível no portal municipal. Quem sabe, não ficará com muitas ideias para embelezar o Natal de 2010!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *