Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Adeste Fidelis» no Cinema Globo d’Ouro

«Adeste Fidelis» pode ser ouvido esta sexta-feira no Cinema Globo d’Ouro, a partir das 21:30.
Ana Paula Russo, soprano, e Carlos Gutkin, guitarra, propõem um recital de Natal que combina as melodias tradicionais e os espirituais negros, com sons de vários países, que o nosso ouvido bem conhece.
O concerto está integrado na programação de Natal da Câmara de Arouca e surge ainda no âmbito do programa «Território Artes», lançado pelo Ministério da Cultura.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Teatro de sombras na «Zona Jovem»

O projecto «Zona Jovem» abre portas este sábado à oficina de teatro de sombras.
A partir das 15:00, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, os jovens podem ficar a conhecer melhor o mundo desta arte milenar do oriente.
O teatro de bonecos teve a sua origem na antiguidade, envolvendo a movimentação de figuras recortadas por detrás de uma tela e permitindo que as personagens sejam visualizadas pelo público como silhuetas.

S. JOÃO DA MADEIRA

Recital evoca António Fragoso

Sob o título «Poema Inacabado», sobe ao palco dos Paços da Cultura esta sexta-feira um recital que evoca António Fragoso, considerado um dos mais inspirados e geniais compositores portugueses.
Marcado para as 21:45, este recital incide sobre a obra para canto e piano de António Fragoso, estando a interpretação a cargo da soprano Marisa Figueira e do pianista João Vasco.
António Fragoso nasceu na Pocariça, concelho de Cantanhede, a 17 de Junho de 1897. Começou os estudos musicais aos oito anos. Aos 17 anos, entrou no Conservatório Nacional de Música, em Lisboa. Em 1918, concluiu o curso de piano com a classificação máxima. Em 13 de Outubro do mesmo ano faleceu, na Pocariça, vitimado pela gripe pneumónica.

SANTA MARIA DA FEIRA

Presépio em tamanho real

A freguesia de Fornos, em Santa Maria da Feira, recupera a partir deste sábado a tradição do presépio ao ar livre.
Numa organização da Junta local, em colaboração com um grupo de fornenses, 45 imagens em tamanho real homenageiam o nascimento de Jesus ao longo de dez passagens bíblicas, que estarão patentes no parque junto à Igreja.
Todos os temas bíblicos serão acompanhados por uma narração, incluindo o diálogo entre personagens de cada tema, sobre um fundo musical.
Para ver até 07 de Janeiro.

VALE DE CAMBRA

Exposição sobre religiões do mundo

O Museu Municipal de Vale de Cambra tem patente a exposição «Fé e Culto» até final de Abril de 2010.
Trata-se de uma mostra temática – organizada pela autarquia – sobre as religiões do mundo, onde são abordadas as diferentes festividades que assinalam a presença religiosa no dia-a-dia.
A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira (09:00-12:30/14:00-17:30) e ao sábado (14:00-17:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *