Cultura, Santo Tirso

Santo Tirso assinala quadra com Concerto de Natal

Como já  vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Santo Tirso organiza um Concerto de Natal de forma a assinalar este período festivo. Este ano, o Concerto de Natal decorre no sábado, dia 19 de Dezembro, às 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves, e conta com as actuações do Grupo Coral de Vila das Aves, da Oficina de Música (alunos e professores) e do Coro da Igreja de S. Victor (Braga). A entrada para o espectáculo é livre. 

«Noite Feliz», de Franz Gruber, o popular tema inglês «We wish you a merry Christmas», passando também pelo reportório português como «Virgem Formosa», de Manuel Faria, serão alguns dos temas interpretados ao longo deste espectáculo. O Concerto de Natal termina com a actuação do Grupo Coral de Vila das Aves, em conjunto com o Coro da Igreja de S. Victor, com o tema «Natal, Natal».  

O Grupo Coral de Vila das Aves, fundado em Setembro de 1974 por um grupo de jovens da Acção Católica, tem actualmente trinta elementos. Este grupo já actuou em várias cidades portuguesas e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França. O seu repertório é constituído por peças litúrgicas e profanas. Tem como director artístico, Luís Américo Fernandes e como Presidente, Avelino Mendes Pereira. 

A Oficina de Música do Grupo Coral de Vila das Aves iniciou a sua actividade em 3 de Novembro de 1984. É frequentada por 50 alunos, distribuídos por 8 classes, orientadas por 5 professores. São ministradas aulas de acordeão, cavaquinho (Prof. José Gomes); flauta de bisel, flauta transversal (Prof. João Carlos Fernandes); piano, órgão (Prof. Filipe Lopes); guitarra clássica (Prof. Gil Cadeias) e violino (Prof. Rui Costa). 

O Coro da Igreja de São Victor (Braga) é formado pelos membros dos dois coros que cantam nas eucaristias dominicais na Igreja de São Victor: a eucaristia das 11h15 e a eucaristia das 19h30 e dirigidos, respectivamente, por José Carlos Gomes e Carlos Bonjardim. Constituído por pessoas de várias idades, com uma clara predominância de jovens, estes dois coros têm essencialmente uma função litúrgica. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *