Economia, S. João da Madeira

Há falta de formação sobre novo Sistema de Normalização Contabilística – Telmo Adrego – S. João da Madeira

O gestor executivo da «amrconsult – consultoria empresarial», Telmo Adrego, admite que há escassez de formação fora dos grandes eixos urbanos sobre o novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), em vigor a partir do próximo ano.

«Tem havido acções de formação, essencialmente em Lisboa e no Porto, dinamizadas pelas associações empresariais para quadros superiores, mas para o público mais de natureza administrativa – que trabalha em termos operacionais no dia-a-dia o procedimento de informação contabilístico – não há oferta formativa em regiões como a nossa», afirmou à EDV Informação Telmo Adrego.

A partir de 01 de Janeiro, as empresas portuguesas vão passar a funcionar com as mesmas regras de contabilidade do conjunto dos países da União Europeia, devido à entrada em vigor do novo SNC.

«A pensar nesta lacuna de ordem formativa», a «amrconsult» promove quinta-feira um «workshop» sobre o tema destinado a quadros técnicos empresariais, responsáveis administrativos, técnicos de contabilidade ou outros que contactem regularmente com procedimentos administrativos.

«O encontro pretende abordar o lado prático do SNC, reunindo especialistas na área da fiscalidade e contabilidade», explicou Telmo Adrego.

A aplicação das normas do SNC e o seu choque nas componentes das demonstrações financeiras será uma temática desenvolvida neste «workshop» pelo presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga (ISVOUGA), Manuel da Rocha Martins, que abordará ainda as questões dos inventários, dos activos fixos tangíveis e intangíveis, locações, propriedades de investimento, entre outros.

Sobre o impacto fiscal da adopção deste sistema falará Nelson Rodrigues de Bastos, Revisor Oficial de Contas, que irá colocar em cima da mesa temas como as alterações ao código do IRC decorrentes do novo SNC.

O «workshop» subordinado ao tema «Sistema de Normalização Contabilística: questões práticas» decorre quinta-feira (dia 17), a partir das 09:00 no WR Hotel em S. João da Madeira.

A «amrconsult» – sedeada em S. João da Madeira – é uma empresa privada, de âmbito nacional, que presta serviços na área da consultoria de gestão organizacional.

Dirigida ao segmento das pequenas, médias e grandes empresas, posiciona-se no mercado com «uma cultura de orientação para o cliente e de inovação na gestão e nos serviços».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *