Cultura, Oliveira de Azeméis, Tecnologia

Biblioteca promove segunda edição do conto online – Oliveira de Azeméis

A biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC) vai aproveitar a comemoração do seu segundo aniversário, a 14 de Dezembro, para lançar a segunda edição do «E-Conto – Conto Online do Município de Oliveira de Azeméis».  
A iniciativa visa envolver os oliveirenses na elaboração de um conto colectivo, cabendo à BMFC colocar online o primeiro de 19 episódios que serão escritos pelos munícipes. 
Os textos a publicar serão apreciados por um júri segundo os critérios da qualidade, originalidade, criatividade e correcta utilização da língua portuguesa. É exigido aos participantes que dêem continuidade ao episódio anterior, dando lógica e coerência ao conto online.  
Os textos terão de ser inéditos e individuais só podendo ser seleccionados dois textos, no máximo, por cada participante. 
A iniciativa, lançada o ano passado pela biblioteca, pretende fomentar e desenvolver a capacidade criativa dos participantes, fortalecer hábitos de escrita e leitura e estimular as competências na área da compreensão e utilização correcta da língua portuguesa através de um enredo original.  
A iniciativa, que se enquadra no âmbito do Plano Nacional de Leitura, termina a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, com a apresentação e publicação na íntegra do conto online.  
O envio dos originais deve ser efectuado para o email
bibliotecasa@cm-oaz.pt.

O E-Conto – Conto Online do Município de Oliveira de Azeméis – foi lançado em 2008 e resultou na publicação dos quatro episódios que formaram o conto «A Guadiã Triskle».  
O E-Conto é o primeiro projecto da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro na área da escrita cooperativa na internet, permitindo a construção livre e colectiva de um conto por um grupo de autores do município dispersos em ambientes geográficos e tempos diferentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *