Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

“Feliz Natal Póvoa de Varzim” – programa para 10 e 11 de Dezembro

A música desempenha no Natal um papel preponderante. Ouve-se na rua, é interpretada em concertos e são muitas as canções tradicionais dedicadas à época. Por isso, está também presente em “Feliz Natal Póvoa de Varzim” em inúmeras actividades.

Em destaque para amanhã, 10 de Dezembro, está “As Escolas cantam o Natal na Biblioteca”, evento musical que decorre às 21h30 no Diana Bar, de entrada livre, e que reúne alunos e professores para a interpretação de vários temas natalícios.

Assim, o Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim, dirigido pela professora Ana Rute Rei, cantará “Who would imagine  King”, de Hallerin Hilton Hill, “Hallelujah”, de Leonard Cohen e “A Merry Christmas Polka”, de Walter Rodby.

“Gatatumba”, música popular espanhola, “Correi, pastorinhos”, de Mozart e “É Natal”, música popular inglesa, será interpretada pelo Grupo Coral da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, sob direcção de Margarida Ferraz de Almeida.

Já o Grupo Colar da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim interpretará “Os sinos da minha aldeia”, de Tomás Borba, “Adeste Fideles”, de David Wilcocks e “Linda Noite”, de David Sequeira. A direcção do coro é da responsabilidade de José Abel Carriço.

O Grupo Coral da Escola Secundária Rocha Peixoto traz os temas “Mille Cherubini in Coro”, de Schubert, “Joy to the World”, de Lowell Mason, “Ó Noite Santa”, de Adolphe Adam e “White Christmas”, de Irving Berlin, sob direcção da professora Eduarda Oliveira.

Este ano participa também a EB 2/3 Cego do Maio. Ainda que não tenha um grupo coral, a escola vai fazer-se representar por alunos do 5º e 6º ano, acompanhados das professoras Cristina Barbosa e Patrícia Silva. Irão interpretar “Gloria in Excelsis Deo”, “Natal Africano” e “Hoje em Belém”.

A Biblioteca Municipal é também centro de algumas actividades de artes plásticas que convidam à participação dos mais novos. Assim, a partir de amanhã e até final do mês, está exposta a Árvore Mensageira, uma árvore de Natal de tamanho natural, feita em cartão, e decorada por crianças com mensagens e pedidos ao Pai Natal. Paralelamente, decorre também a exposição “O Meu Postal de Natal”, composta por Postais de Natal construídos por alunos em várias instituições educativas do ensino da Póvoa de Varzim. Esta está patente até 8 de Janeiro do próximo ano.

Relembramos ainda que amanhã, e no âmbito do Encontro pela Paz, é inaugurada a exposição “Fecho os olhos e sonho com a Paz”, às 10h00 no Diana Bar.

Para sexta-feira, 11 de Dezembro, “Feliz Natal Póvoa de Varzim” convida ao lançamento do livro “O Mar em Casablanca”, de Francisco José Viegas. É também no Diana Bar, às 21h30.

“Feliz Natal Póvoa de Varzim”, programa de eventos que nos acompanha até início de Janeiro, é uma oferta da Câmara Municipal em conjunto com os seus parceiros sociais. Para saber mais, visite o portal municipal e não deixe de consultar a Agenda de Natal, o seu guia para esta época muito especial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *