Oliveira de Azeméis, Tecnologia

«SB Design» cumpre primeiro aniversário – Oliveira de Azeméis

A equipa «SB Design» da Escola Secundária Soares Basto cumpriu, recentemente, um ano de vida assumindo novos desafios. Criou, entretanto, um logótipo para a rede de bibliotecas escolares de Oliveira de Azeméis e um logótipo para a «Associação do Prémio de Jornalismo Juvenil Bento Carqueja».

«E vamos enquadrar no novo módulo um projecto de protecção de dados, para participação no concurso nacional «Faz Portugal melhor», que é promovido pela «Ciência Hoje» e pela Porto Editora», revelou Fernando Tavares Ferreira, o professor responsável pela «turma».

A «SB Design» integra 20 alunos do 10º ano de escolaridade, 12 alunos do 11º e oito alunos do 12º ano.

«Todos estes projectos foram desenvolvidos na disciplina de «Design, Comunicação e Audiovisuais», no módulo de «Design Multimédia» (11º ano) e «Técnicas de Comunicação» (12º ano), sob a minha orientação e usando a metodologia do Trabalho de Projecto», referiu o docente.

Os alunos envolvidos nesta equipa mostraram-se satisfeitos com os conhecimentos que têm vindo a adquirir.

«Gostei imenso do projecto, pois permitiu conhecer a teoria que está por detrás da criação de um logótipo», sublinhou o Pedro, da «turma 12 K», referindo-se ao trabalho de criação do logótipo para a rede de bibliotecas escolares.

«Conhecer conceitos teóricos e aplicá-los a um problema/desafio real é na minha opinião a melhor forma de aprender», considerou o jovem.

O Tiago e o Sérgio, da «11 L», realçaram a participação da turma «na criação de propostas para um logótipo para o projecto Grundtvig, com o tema Modeliving». Assinalaram que a respectiva proposta «foi seleccionada pela escola da Turquia coordenadora do projecto».

«Fizemos um cartaz para divulgação das Olimpíadas da Matemática, em Photoshop, uma encomenda à nossa equipa «SB Design» das professoras Ana, Clara e Teresa» assinalaram, por sua vez, o Amaral, o Júlio e o Mário, da «turma 11 L».

Os cartazes elaborados neste projecto «foram afixados na escola e inseridos no web site». Os alunos salientaram que vieram dar «um contributo para o gosto pela Matemática».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

3 comentários

  1. São projectos como este que engrandecem uma Escola. A Secundária Soares Basto só pode estar agradecida ao empenhamento de todos e todas que colaboram neste projecto.
    Continuem!

  2. Envolver alunos em projectos reais é o melhor que um prof pode fazer. São estas escolas que mostram que vale a pena investir na educação. Mas não são todos os professores que se dão ao trabalho de propor projectos aos alunos! dá trabalho mas vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *