Sociedade, Trofa

Trofa no Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto

A Câmara Municipal da Trofa é parceira do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_PORTO). O CRE_Porto é uma rede de trabalho com dezenas de entidades públicas e privadas que tem um papel na educação dos cidadãos da região para um futuro mais sustentável.
 
Esta rede tem como principal objectivo criar um espaço para que todas estas entidades aumentem a coordenação das suas iniciativas, desenvolvam estratégias para melhorar o que cada uma e todas fazem e aprendam com a troca de experiências mútuas.
 
Esta ideia a que a Câmara Municipal da Trofa aderiu resulta do Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto (2003-2008) no qual mais de 5000 Cidadãos e cerca de 200 entidades da região que definiram uma visão para o futuro. A principal meta é a de aumentar os níveis de coordenação entre instituições, criar sinergias, estimular padrões de qualidade, valorizar os recursos activos da região neste âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável (cidadãos, organizações, voluntários) e contribuir com informação e formação. O CRE_PORTO foi formalmente reconhecido pela Universidade das Nações Unidas como um Regional Centre of Expertise on Education for Sustainable Development.
 
Esta rede permite desenvolver indivíduos plenos, cooperantes, tolerantes, justos, conhecedores e participantes activos na sociedade e que tenham comportamentos compatíveis com a manutenção dos processos naturais que suportam a vida.
A CRE_PORTO tem como parceiros todos os Municípios da Área Metropolitana do Porto e ainda a ARH – Norte, o Campo Aberto, a CCDR Norte, a Comissão Nacional da Unesco, a DR Educação Norte, a FAPAS, a Forestis, a Fundação de Serralves, o Instituto Português da Juventude, a Lipor, a ODM 2015, a Universidade Católica – ESB e a Universidade das Nações Unidas.  
 
Instituições da Rede UBUNTU
·         United Nations University
·         United Nations Educational, Scientific and Cultural
·         Organization
·         International Association of Universities
·         Third World Academy of Sciences
·         African Academy of Science
·         Science Council of Asia
·         International Council for Science
·         World Federation of Engineering Organisations
·         Copernicus-Campus
·         Higher Education for Sustainable Development
·         University Leaders for a Sustainable Future

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. mais um centro de excelência. Foi por causa das excelências que chegamos a esta dramática situação. Isto de sonhar sem noção da realidade… pode causar alçapões!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *