Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

“Feliz Natal Póvoa de Varzim” – programa de 5 a 8 de Dezembro

A música, as actividades infantis e o artesanato marcam a proposta de “Feliz Natal Póvoa de Varzim” para os próximos dias.
Assim, amanhã, dia 5, a Escola de Música dá o primeiro de três concertos de rua que preparou para este ano, com a actuação da Classe de Conjunto de Sopros, às 12h15, no Largo Dr. David Alves. Após uma pausa para almoço, durante a qual pode aproveitar para degustar os Sabores de Natal num dos muitos restaurantes aderentes, visite o Museu Municipal e assista, às 14h30, à peça de teatro e à opereta que alunos da EB 2/3 de Rates prepararam no âmbito da Comemoração dos 900 anos sobre o nascimento de D. Afonso Henriques. Se preferir, passe pelo Diana Bar onde, às 15h00, e no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, tem início a conferência sobre “O Papel do Voluntariado na Sociedade e na Economia”, por Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Plano Nacional de Acção para Inclusão. Às 18h00, e na Capela de S. Tiago, junto à Praça da República, decorre novo concerto, desta feita pelo Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim. E para terminar um sábado muito animado, propomos o teatro, com a encenação de “Principezinho”, no Auditório Municipal. É às 22h00.
 
Na segunda-feira, dia 7, é inaugurada a Mostra de Artesanato no Posto de Turismo. Esta decorre até 10 de Janeiro de 2010 e é, certamente, uma excelente oportunidade para adquirir presentes de Natal. A Mostra está aberta de segunda a sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. 11 artesãos vão estar presentes, numa escala rotativa, expondo e vendendo os seus produtos. São eles Adélio Gomes, com Materiais do Mar, Isabel Maria Cruz, com Retalinhos, Carla Santos, com décopage (técnica do guardanapo), Isabel Saraiva, com Bonecos em Terracota, Maria José Ramôa, com Manualidades, Lourdes Castro, com Miniaturas de Camisolas Poveiras, Zita Ramos, Maria Elisa Matos e Maria Augusta Ribeiro, com Artes Decorativas e, com Camisolas Poveiras, Alice Lopes e Maria Desidéria Sousa.
 
Recordamos ainda que, para as escolas, principalmente para alunos do 1º e 2º ciclo, o Museu Municipal tem preparado um conjunto de iniciativas, mediante marcação prévia. Assim, para além das visitas guiadas e do Teatro de Marionetas, o Museu vai às escolas onde apresenta uma sessão pedagógica sobre “A Ceia de Natal dos Pescadores Poveiros”. Em alternativa, podem as escolas deslocar-se ao Museu sendo que, em ambos os casos, estão prometidos momentos de aprendizagem de uma forma muito divertida sobre a História e as Tradições Poveiras. Um ateliê de expressão plástica é outra proposta para as escolas, no âmbito do Serviço Educativo do Museu. Este ateliê é sobre Decorações de Natal e propõe, aos alunos que, após uma visita à exposição “O Natal na Tradição Poveira”, desenhem, pintem ou façam colagens de elementos decorativos que, depois de recortados, são colocados numa Árvore de Natal preparada especialmente para o efeito.
Mesmo ao lado, no Arquivo Municipal, decorre também um ateliê alusivo ao Natal, entre as 10h00 e as 17h00, até ao final do mês. Este consiste também na colagem e pintura de elementos relacionados com o Natal.
 
Para o feriado, dia 8, participe nas Festas da Imaculada Conceição, padroeira dos Poveiros. As Festas terminam no dia 13 e decorrem na Fortaleza. Para os amantes do desporto, mais concretamente de futebol, o Estádio Municipal vai receber o 23º Torneio de Natal sub-15 “Dr. Macedo Vieira”, que contará com a participação de quatro associações do Norte do país – Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
 
“Feliz Natal Póvoa de Varzim” continua até Janeiro a propor-lhe as mais diversas actividades para animar a época de Natal e Ano Novo. Pode encontrar o programa comemorativo na Agenda de Natal, disponível no portal municipal e também em vários edifícios municipais da cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *