Sociedade, Trofa

Trofa forma voluntários para acompanhamento dos seniores do concelho

A Câmara Municipal da Trofa está a organizar acções de formação destinadas a voluntários, no âmbito do Banco Local de Voluntariado da Trofa.
 
A última acção de formação realizada no passado dia 26 de Novembro, nas instalações do Centro Comunitário Municipal da Trofa subordinou-se ao tema “Promoção da Alimentação Saudável na população idosa”. A acção de formação foi ministrada pela Enfermeira Fernanda Matos do Centro de Saúde Local e teve a participação de dez voluntários.
 
Durante a sessão de formação os voluntários conheceram melhor a roda dos alimentos, quais os grupos de alimentos preferências para cada grupo etário, as patologias mais frequentes associadas à má alimentação e que aparecem frequentemente nos idosos (diabetes, hipertensão, colesterol e gota).
 
Foi ainda tratado, durante a acção de formação, o regime terapêutico: medicação, o horário das tomas, as principais reacções alérgicas aos medicamentos, etc.
 
A Câmara Municipal da Trofa aposta assim na formação dos voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado, para trabalhar com a população mais idosa. Em breve a autarquia vai avançar com uma nova acção de formação, também destinada ao acompanhamento dos seniores trofenses, sobre a “Prevenção de acidentes na população idosa”.
 
De recordar que, impulsionada pelos princípios de que “Ser voluntário é exercer a cidadania, com base em valores de partilha e solidariedade com o próximo”, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima,  formou a 18 de Janeiro de 2007, o Banco Local de Voluntariado da Trofa. Uma valência aberta a todos os interessados às Segundas, Quartas e Sextas-feiras durante todo o dia no Centro Comunitário Municipal da Trofa, em funcionamento no Centro Comercial da Vinha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *