Economia, Santa Maria da Feira

APCOR congratula-se com atribuição de certificado FSC a Associação de Agricultores de Charneca – Sta. Maria da Feira

A Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) congratulou-se no dia 2 com a atribuição do certificado de «Gestão Florestal» à Associação de Agricultores de Charneca (Grupo ACHARSGF), da Chamusca.

«A APCOR congratula-se com esta atribuição e estará também presente na cerimónia de entrega do certificado, uma mais-valia para a cortiça e a sua fileira, na medida em que os produtos com esta marca serão reconhecidos pelos consumidores como produtos amigos do ambiente, diferenciando-os de outros que não contribuem para a preservação do planeta», disse o director-geral da APCOR, Joaquim Lima.

Este certificado – o milésimo atribuído pelo Forest Stewardship Council (FSC) – cobre 4.535 hectares de floresta, incluindo montado de sobro.

A cerimónia de entrega do certificado realiza-se esta quinta-feira, contando com a presença de representantes do FSC Internacional.

«O número de certificados FSC na indústria florestal tem vindo a crescer de forma exponencial. Uma preocupação transversal aos sectores do pinho, do eucalipto e da cortiça é que o aumento da área florestal certificada não tem sido suficiente para acompanhar as necessidades de abastecimento da indústria», afirmou Vera Santos, da FSC.

«A visibilidade que este marco notável traz a uma associação de produtores florestais irá com certeza desmistificar a impossibilidade de certificação da “Gestão Florestal” por parte dos proprietários privados», acrescentou.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *